SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quarta-feira, dezembro 28, 2011

Santos Inocentes



Somente um ditador sem nenhuma consciência espiritual e até mesmo humana, poderia conceber o plano levado a cabo pelo sanguinário rei Herodes: eliminar todas os meninos nascidos no mesmo período que Jesus para evitar que o rei dos Judeus atingisse a idade adulta.

Quantas crianças foram mortas? Impossível saber ao certo, mas se tornaram os Santos Inocentes. Eles tiveram seu sangue derramado em nome de Deus, sem nem mesmo terem confessado sua crença.

Quem conta a história é Mateus, em seu Evangelho. Os reis magos procuraram Herodes, perguntando onde poderiam encontrar o recém-nascido rei dos Judeus para saudá-Lo. O rei consultou então os sacerdotes e sábios do reino, obtendo a resposta de que Ele teria nascido em Belém de Judá.

Herodes, fingindo apoiar os magos em sua missão, pediu-lhes que, depois de encontrar o "tal rei dos judeus", voltassem e lhe dessem notícias confirmando o fato e o local onde poderia ser encontrado, pois "também queria adorá-lo"...

Claro que os reis do Oriente não traíram Jesus. Depois de visitá-Lo na manjedoura, voltaram para suas terras por outros caminhos para evitar o encontro com Herodes.

Este, ao perceber que havia sido enganado, mandou matar todos os meninos com menos de dois anos de idade nascidos na região, ordem cumprida à risca por seus soldados.

A festa dos Santos Inocentes é comemorada desde o século IV e foi institucionalizada pelo papa São Pio V, para marcar o cumprimento de uma das mais antigas profecias, revelada pelo profeta Jeremias: a de que "Raquel choraria a morte de seus filhos" quando o Messias chegasse.
(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio