SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, março 25, 2012

Evangelho do dia - Na intimidade de Jesus - João 12, 20-33

O coração do discípulo de Jesus experimenta alegria quando chega aos seus ouvidos e ao seu coração as palavras do Evangelho de João. Estamos adiantados na caminhada da quaresma. Em breve viveremos os dias da Semana Santa. João afirma no evangelho hoje proclamado: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado”. Tentemos acompanhar alguns detalhes do texto proclamado e que nos levam à intimidade do Senhor.

Alguns gregos tinham ido a Jerusalém para adorar durante os dias da festa. Exprimem um desejo a Filipe: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”. As providências são tomadas, mas o texto não volta ao assunto e Jesus procura mostrar que sua hora chegou e que todos poderão ver seu aniquilamento e sua glória. Na verdade este desejo de ver Jesus é também nosso. Não poderemos mais ver o traços do Jesus terrestre. Andamos, no entanto, ao encalço do Ressuscitado. Queremos poder distinguir sua voz na Palavra que nos dirige, ver claramente sua presença nos sinais dos sacramentos e reencontrar seu semblante no rosto dos irmãos, mormente dos mais abandonados. Queremos ver Jesus e, quando tudo tiver terminado, contemplá-lo no mistério da glória.

“Em verdade eu vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto”. Jesus é o grão lançado à terra, grão cheio de vida, grão que morre para retomar a vida e dar vida. Estamos às vésperas da celebração do mistério da passagem. A morte esconde a vida. Os que tudo querem para si, que não são capazes de morrer ao seu pequeno mundo, mundo de seus interesses e de seus planos, não produzem fruto. A semente morre para dar o trigo, o que se esquece de si cuidando de um pessoa carente e deficiente ganha vida que vem do amor-morte, do amor-dedicação, do amor-consagração ao bem do outro. “Quem se apega à sua vida, perde-a…”.

Somos discípulos do Senhor. “Se alguém me quer servir, siga-me e onde eu estou estará também o meu servo”. Os que querem ser discípulos vão surpreender, muitas vezes, o Senhor lavando os pés dos outros, cuidando de atender os pedidos dos doentes e abandonados. Ser discípulo é servir. “Se alguém me serve meu Pai o honrará”.

O texto vai ganhando gravidade. A hora de Jesus tinha chegado. Jesus se sente angustiado. Não pode e não quer pedir que o Pai o livre desta hora. E do alto dos céus o Pai glorifica o Filho. “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo”.

“É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra atrairei todos a mim”.

Os gregos que desejavam ver Jesus, quem sabe, foram instruídos a compreender que o rosto de Jesus estaria para ser desfigurado mas que depois ganharia as luzes da glória.

www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio