Leituras do Dia
1ª Leitura - Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh
Salmo - Sl 137, 1-2a. 2bc-3. 7c-8 (R. 3a)
Evangelho - Mt 7,7-12
Em preparação para a Páscoa, jesuítas propõem reflexão sobre o consumismo.
A inclinação da humanidade a se distrair das realidades desconfortáveis, muitas vezes, se manifesta em um impulso destrutivo rumo ao excesso.
Por exemplo, as formas verborrágicas de oração podem, paradoxalmente, ser uma tentativa de evitar a articulação dos nossos verdadeiros pensamentos e sentimentos. No Evangelho dessa terça-feira, Jesus oferece uma forma mais concisa de oração, que nos encoraja a sermos mais confiante e menos aquisitivos.
De fato, Jesus chega ao ponto de recomendar que busquemos atender apenas as necessidades do dia corrente e permanecer livres da tentação.
As mudanças climáticas antropogenicamente induzidas são um sintoma doloroso da nossa inclinação ao excesso. O consumo excessivo está contribuindo para uma intensificação dos padrões climáticos existentes, o que pode tornar estéreis vastas áreas de terras cultiváveis, devido a secas e inundações.
Estamos deslocando a biosfera para longe das imagens abundantes usadas por Isaías na primeira leitura dessa terça-feira. Tais hábitos de consumo excessivo também correm o risco de nos distrair de atender a "palavra de Deus" de que Isaías fala, que inclui um apelo à justiça que pode ser facilitado por um modo de vida mais simples.
Questões para reflexão:
.Que coisas eu sou propenso a consumir ou a acumular em quantidades excessivas?
.Do que eu posso estar tentando me distrair quando busco ter mais do que preciso?
.Que liberdades eu poderia descobrir ao reduzir a quantidade de coisas que eu consumo?
Por Jacques St Laurent, SJ, mestre pela Universidade de Victoria, no Canadá, onde examinou o impacto das
mudanças climáticas e o desenvolvimento das fontes de água. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
domtotal.com.br