SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, novembro 27, 2014

A alegria transbordante da vida consagrada

Leituras do Dia
1ª Leitura - Ap 18,1-2.21-23; 19,1-3.9a
Salmo - Sl 99 (100),2. 3. 4. 5 (R. Ap 19,9a)
Evangelho - Lc 21,20-28

"Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Com Jesus Cristo sempre nasce e renasce a alegria". Com estas palavras tão animadoras e exortativas o Papa Francisco lançava a Carta Circular Alegrai-vos, para o Ano da Vida Consagrada, que inicia neste 1º Domingo de Advento. Um ano para valorizar o dom destas pessoas que foram encontradas, alcançadas e transformadas pelo olhar e pelo chamado de Cristo.

Um ano de graça para reexperimentar a alegria de seguir a Jesus através da profissão dos votos. Mas também um período de renovação e tomada de consciência das potencialidades, carismas e serviços deste estado de vida para a Igreja. Acreditar nesta fonte consoladora para o Povo de Deus, geradora de proximidade e ternura eucarística.

Tempo para deixar de lado e superar visões passadas e deturpadas como o fantasma de pensar a vida religiosa como refúgio e resguardo diante de um mundo externo difícil e complexo. É necessário afirma Francisco sair do ninho, para morar na vida dos homens e das mulheres do nosso tempo, e nos entregarmos a Deus e ao próximo.

Assumir um êxodo a partir de si mesmos, um caminho de adoração e serviço. Sair pela porta afora para procurar e encontrar. Ser capazes com coragem e parresía de ir contra a corrente eficientista do descarte e da provisoriedade que leva ao descompromisso e a indiferença. Somos convidados neste ano com a vida consagrada a nos comprometer em desestruturar modelos sem vida para narrar o humano marcado por Cristo, nunca absolutamente revelado nas linguagens e nos modos.

Recordar uma vez mais com o Papa Francisco: "Épreciso não trazer a fronteira para casa, mas viver em fronteira e ser audazes". Na inquietação de um amor infinito e eterno, desejamos para a vida consagrada, um crescimento na fidelidade, na coerência e autenticidade, para levar o abraço de Deus àhumanidade, para deixar atrás comunidades-comodidades e testemunhar com alegria a misericórdia e a ternura de Cristo. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo da diocese de Campos (RJ)

cnbb.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio