SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



terça-feira, novembro 18, 2014

Maria nos ensina a repartir

Leituras do Dia
1ª Leitura - Ap 3,1-6.14-22
Salmo - Sl 14 (15), 2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R.Ap 3,21))
Evangelho - Lc 19,1-10

“Maria partiu apressadamente...” Algumas décadas mais tarde, escrevendo aos cristãos da comunidade de Corinto, o apóstolo Paulo lhes testemunhou: “O amor de Cristo nos impele”,  isto é, nos pressiona, nos solicita, nos empurra, nos estimula... Quem faz a experiência do amor de Deus, sente necessidade irresistível de possibilitá-la a outros. Para Paulo, o resto — prisões, perseguições, fome, nudez, calúnias  etc. — era secundário, nem merecia ser levado em conta. Para a Mãe de Jesus, o desconforto de uma longa viagem e o tempo que ficaria fora de casa, justamente agora, num momento especial de sua vida, não mereciam ser levados em consideração. Alguém precisava dela: era o que bastava para tomar a decisão de partir, e partir “apressadamente”...
O grande pecado de nossa época é o esquecimento de Deus. À medida que não o reconhecem como Senhor, os homens e mulheres multiplicam a construção de novos bezerros de ouro e os adoram. Maria nos ensina a adorar somente a ele e a servi-lo, servindo seus filhos e filhas. Paulo dirá que “tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio”.
Não sabemos repartir nossos dons. Muitos morrem de fome, não por falta de alimentos, mas pela incapacidade de repartir o que temos. O egoísmo fecha corações e isola países. Maria nos ensina a repartir. Acolheu o grande dom do Pai à humanidade e o deu ao mundo. Ensina-nos, assim, que este belo e majestoso mundo que Deus nos deu, suas riquezas, a terra e o pão, as qualidades com que nos enriqueceu, o que somos e temos, tudo, enfim, não é para desfrutarmos egoisticamente, mas para repartir com outros.
O mundo é uma grande via-sacra. Quanto sofrimento em cada coração, em cada lar, em cada país. Quantas cruzes não desejadas precisamos abraçar cada dia. Maria nos ensina a buscar a vontade de Deus, a não esperar soluções mágicas, a fazer a nossa parte para que se multipliquem ao nosso redor gestos marcados pela justiça e pela verdade, pela solidariedade e pela paz.
A fé bíblica é essencialmente escuta e acolhida da Palavra de Deus. Deus nos mostrou sua face em Jesus, que partiu nos ensinando que a propagação do cristianismo se daria pela pregação de sua palavra e pelo testemunho, não por milagres. Maria nos ensina a caminhar apressadamente para a propagação dessa Palavra, mesmo que seja necessário caminhar na escuridão da fé.

Do livro Um mês com Maria, de Paulinas Editora.

paulinas.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio