SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, janeiro 24, 2014

Dos que querem ser franciscanos

Viver é construir sua história com outras histórias num mundo em constante transformação. Uma das tarefas mais nobres e difíceis é a de discernir seu lugar na orquestra da vida. O Senhor é o maestro que a tudo rege e gostaria que cada ser humano encontrasse seu lugar na grande sinfonia da criação e da redenção. Há a vocação para ser gente, gente de pé, e não uma sombra caminhando ao longo da existência. Realizar a vocação humana. Há esses que escutam o apelo para o seguimento de Cristo na vida cristã. Uns optam pelo casamento, pela família à luz de Cristo. Estamos, não esqueçamos, diante de vocações e não de realidades que precisam fatalmente acontecer. Casamento e família constituem uma vocação. Há aqueles que, nos diferentes caminhos da vida, querem ser franciscanos. Desejam ser cristãos com alguns traços de Francisco no semblante.

● Os que desejam ser franciscanos e franciscanas procuram fazer uma experiência especial do Senhor. Sentem-se atraídos na direção de um Deus, bom, sumo bem, bem total. Pensamos aqui no êxtase da oração. Os franciscanos podem ser referenciais do absoluto de Deus. Frei Prudente Nery dizia: “Sedento e faminto, o mundo busca pessoas que sejam referenciais deste absoluto, que desvelem o sentido de sua própria vida, que lhes indiquem a fonte e lhes apontem o onde ver a face e encontrar a fonte”. Os franciscanos rezam com outros, na missa, nas diferentes modalidades de prece, mas são atraídos pela gruta e pelo eremitério.

● Os franciscanos são pessoas marcadas pela proximidade e fraternidade. Não se consideram melhores do que ninguém. Fazem tudo como se tudo dependesse deles, mas restituem todos os bens ao supremo doador.

São humildes. São verdadeiros e não se vestem com penas de pavão. Querem ser o que são diante de Deus e nada mais. Cuidam dos irmãos, valorizam os irmãos, fazem-se presentes junto dos irmãos.

● Os franciscanos estão perto das pessoas. Não se distanciam. Lutam, sonham, caminham com os outros. Novamente citamos Frei Prudente Nery que Deus chamou tão prematuramente: “Tal proximidade junto dos seres humanos, tão própria de nossa família, é ainda de grave importância para aquilo que chamamos de sintonia com o coração do mundo e dos homens, pela qual nos colocaríamos em condições de captar afetiva, analítica e praticamente, os reais apelos das reais necessidades de um mundo e de pessoas reais”.

● Sentindo-se bem entre os pequenos os franciscanos são pessoas de cuidado e compaixão: cuidado e compaixão pelo leproso, pelo casal de mendigos, pelos homens e mulheres que vivem a mediocridade da fé, pelos que são abusados, pelos que morrem porque a corrupção impera. Os franciscanos cuidam. Cuidam das flores, da água, da terra. Cuidam de Deus nas criaturas mais frágeis.

● São missionários. Sofrem porque o amor não é amado.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

www.franciscanos.org.br




Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio