SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



terça-feira, janeiro 28, 2014

S. TOMAS DE AQUINO - 28 DE JANEIRO

Branco. 3ª-feira da 3ª Semana Tempo Comum 
S. Tomás de Aquino PresbDr, memória

Leituras
1ª Leitura - 2Sm 6,12b-15.17-19
Salmo - Sl 23,7. 8. 9. 10 (R.8a)
Evangelho - Mc 3,31-35

Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: “Quem é Deus?”.

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.

Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.

Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado “Doutor Angélico”, Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

cancaonova.com





QUE EU CHEGUE A TI, SENHOR

Que eu chegue a Ti, Senhor, 
por um caminho seguro e reto; 
caminho que não se desvie 
nem na prosperidade nem na adversidade,
de tal forma que eu Te dê graças
nas horas prósperas e nas adversas, 
conserve a paciência, 
não me deixando exaltar 
pelas primeiras nem abater pelas outras.

Que nada me alegre ou entristeça, 
exceto o que me conduza a Ti 
ou que de Ti me separe.

Que eu não deseje agradar 
nem receie desagradar senão a Ti.
Tudo o que passa torne-se desprezível a meus olhos 
por Tua causa, Senhor, 
e tudo o que Te diz respeito me seja caro, 
mas Tu, meu Deus, mais do que o resto.

Qualquer alegria sem Ti me seja fastidiosa, 
e nada eu deseje fora de Ti.
Qualquer trabalho, Senhor, 
feito por Ti me seja agradável 
e insuportável aquele de que estiveres ausente.

Concede-me a graça 
de erguer continuamente o coração a Ti 
e que, quando eu caia, me arrependa.
Torna-me, Senhor meu Deus, 
obediente, pobre e casto; 
paciente, sem reclamação; 
humilde, sem fingimento; 
alegre, sem dissipação; 
triste, sem abatimento; 
reservado, sem rigidez; 
ativo, sem leviandade; 
animado pelo temor, sem desânimo; 
sincero, sem duplicidade; 
fazendo o bem sem presunção; 
corrigindo o próximo sem altivez; 
edificando-o com palavras e exemplos, 
sem falsidade.

Dá-me, Senhor Deus, 
um coração vigilante, 
que nenhum pensamento curioso 
arraste para longe de Ti; 
um coração nobre que nenhuma afeição indigna debilite; 
um coração reto que nenhuma intenção equívoca desvie; 
um coração firme, que nenhuma adversidade abale; 
um coração livre, que nenhuma paixão subjugue.

Concede-me, Senhor meu Deus, 
uma inteligência que Te conheça, 
uma vontade que Te busque, 
uma sabedoria que Te encontre, 
uma vida que Te agrade, 
uma perseverança que Te espere com confiança 
e uma confiança que Te possua, enfim.

Amém.

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio