SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, outubro 14, 2012

Como é difícil a quem tem riquezas entrar no Reino dos céus

1.Introdução. O Povo de Israel viveu longos anos no exílio ou foi obrigado a migrar para outras nações; lá ele conviveu com outros povos e outras religiões. Aos poucos foi perdendo sua fé, por isso, o profeta, autor do Livro da Sabedoria, procurou resgatar os valores originais da fé em Javé, o Deus único e Libertador. O resgate acontece refletindo sobre a experiência cotidiana do próprio Povo de Israel.

O cristão, hoje, por sua vez, também convive com as mais diferentes experiências religiosas e com costumes não inspirados na fé em Deus e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Como podemos resgatar os legítimos valores e costumes cristãos convivendo com tanta mistura cultural e religiosa? Com certeza, a sabedoria de viver é obtida mediante uma reflexão séria e profunda de nossa própria experiência cotidiana. Qual seria o caminho da felicidade?
Jesus revê-nos seu caminho da salvação, e a riqueza, que todos procuramos, não é, com certeza, um caminho de sabedoria! Ela pode, inclusive, dificultar, e muito, o caminho da salvação.


2.Palavra de Deus.

Sb 7,7-11 – O Povo de Israel, conhecido como excelente comerciante, enriqueceu no exílio, mas perdeu, aos poucos, sua fé nos valores dos Mandamentos. Perdeu a sabedoria e o jeito piedoso de viver. Preferiu a riqueza e as honras à fidelidade, à piedade, ao temor de Deus e à obediência devida a Deus e à Aliança com Javé!

Hb 4,12-13 – A Palavra de Deus é luz poderosa que penetra e ilumina até os pensamentos mais ocultos da criatura humana. A ela devemos prestar atenção!
Mc 10,17-30 – Não é suficiente a fidelidade externa à Lei de Deus; é necessário deixar-se iluminar pela luz do Espírito e seguir caminhos de generosidade radical e de entrega ao anúncio do Reino de Deus. O jovem, confiante na sua observância legal, foi incapaz de perceber o apelo que Jesus lhe dirigia. Preferiu sua riqueza e seu bem-estar!

3.Reflexão.
• O Povo de Israel, vivendo em Alexandria, rica cidade comercial, absorveu os “valores” do poder, da riqueza e da beleza corporal, e abandonou os valores religiosos da Aliança com Javé. O autor do Livro da Sabedoria ensina que nada se compara com os valores da Lei e do santo Temor de Deus. A “sabedoria humana” (poder, riqueza e culto do corpo) não salva a ninguém; pelo contrário, a “sabedoria de Deus” é que tem a garantia da vida e da felicidade!

• A situação do pobre e piedoso cristão de hoje não é diferente da condição dos Judeus na região de Alexandria. Os valores do mundo cativam e apaixonam muito mais que os valores da Ética e da Religião; mas o caminho da felicidade não passa pelos caminhos da riqueza, do poder e do culto exagerado do corpo e da carne. Sejamos sábios segundo Deus para sermos felizes seguindo os caminhos de Jesus.

• A Palavra de Deus, quando ouvida com atenção e piedade, ilumina nossa vida até os mais íntimos recônditos de nossa alma. As alegrias e os valores do mundo passam rápidos e viram cinza e pó, mas o cristão rico de valores espirituais, embora privado dos direitos de saúde, de estudo e de bem-estar, é mais feliz que os corruptos desse país. E mais, ele tem a certeza da vida eterna!

“Quando Cristo aparecer, seremos semelhantes a Ele, pois, o veremos como Ele é!” (1Jo 3,2).
por Frei Carlos Zagonel

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio