SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, abril 25, 2014

A transbordante e atraente espiritualidade Pascal

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Na Oitava da Páscoa somos convidados a traçar como que as diretrizes espirituais deste tempo litúrgico que se espraia entre o Tríduo Pascal e a Solenidade de Pentecostes. Vivenciamos e testemunhamos em primeiro lugar a alegria da presença do Ressuscitado entre nós, a alegria da vida nova, da vida em Deus que nos é dada no Batismo, que nos torna conressuscitados em Cristo.

A criatividade da força do Vivente e Vitorioso, que nos impulsiona a transformar e mudar todas as coisas e relacionamentos, construindo novas estruturas de convivência e serviço na Igreja e na Sociedade. Uma espiritualidade profundamente amorosa e cheia de ternura, que imitando as mulheres miróforas (portadoras de óleos) almeja aproximar todas as pessoas à fonte da vida em plenitude, que é o Primogênito dentre os mortos, Jesus Cristo Salvador. Por isso este tempo nos mergulha numa mística missionária, que não só se compraz em celebrar este mistério luminoso, mas comunicá-lo e anunciá-lo a toda criatura.

A experiência de uma liberdade inusitada capaz de recriar nossas formas de ser e trabalhar, conquistando espaços e derrubando muros e entraves, que como a pedra diante do túmulo, impedem a passagem da vida. Finalmente, um acontecimento que nos transborda e marca por inteiro fazendo-nos ser um Aleluia dos pés a cabeça testemunhando com parresía (força e unção proféticas) a Vitória definitiva do Cordeiro Pascal que nos encaminha e insere na marcha emancipadora da humanidade rumo a Jerusalém Celeste, a cidade da comunhão e da fraternidade, a urbe divina sem portas, sem excluídos, onde celebraremos com Deus o banquete da vida sem fim. Deus seja louvado!

cnbb.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio