SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, abril 03, 2014

Moisés, o grande intercessor

Roxo. 5ª-feira da 4ª Semana Quaresma 

Leituras
1ª Leitura - Ex 32,7-14
Salmo - Sl 105, 19-20. 21-22. 23 (R. 4a)
Evangelho - Jo 5,31-47

A Escritura nos fala de uma grande amizade entre o Senhor e Moisés. São amigos íntimos. Os dois se encontram no silêncio da montanha. Moisés recebe as ordens do Senhor. Por vezes, o Senhor pede que ele escute também suas queixas com relação ao povo rebelde.

O Senhor diz: “Esse teu povo, esse povo que tiraste do Egito, se corrompeu bem rapidamente. Desviaram do caminho que eu lhes havia prescrito. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração e lhe ofereceram sacrifício. Colocaram uma estátua de metal no meu lugar e andam cometendo idolatria. Vou exterminá-los. Mas de ti, Moisés, farei uma grande nação”.

Moisés toma, então, a palavra para tentar mudar o coração de Deus: “Senhor, como é que teu coração pode se inflamar de ira contra o teu povo. Tu fizeste com que eles saíssem do Egito. Foi com teu braço forte e mão estendida que isso aconteceu. E agora se exterminas o teu povo darás razão aos egípcios para dizerem: ‘Pois é, foi com má intenção que o Deus deles tirou o povo do Egito. Queria matá-los nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Não podes deixar acesa a tua ira. Não podes esquecer os teus servos Abraão, Isaac e Israel. Tu fizeste a eles uma promessa: a descendência deles seria mais numerosas do que as estrelas do céu e as areias das praias”.

De maneira humana, o autor do livro do Êxodo coloca essas reflexões na boca de Moisés. Este é o intercessor do povo junto a Deus. Hoje, Cristo Jesus intercede ao Pai pelos seus, de modo especial quando da celebração da Eucaristia. Ali é o grande momento do Intercessor por nós e todo esse Povo que nasceu da paixão, morte e ressurreição do Senhor na força do Espírito. Também na Missa, unidos a Cristo, intercedemos pelos nossos irmãos pedindo que o Senhor seja profundam ente misericordioso e bondoso para com todos.

Moisés consegue o que queria. Depois da argumentação de Moisés, o autor bíblico, conclui: “E o Senhor desistiu o mal que havia ameaçado fazer ao seu povo”.

www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio