SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, abril 27, 2012

Evangelho do dia: quando Deus chama é para valer

Atos 9, 1-20; João 6, 52-59

Ele, esse Saulo, respirava ódio contra os discípulos do Senhor. Não podia aceitar que um homem, esse Jesus de Nazaré, fosse adorado como Deus. Isto era insuportável. Pediu cartas de recomendação para a sinagoga para levar presos para Jerusalém “os homens que encontrasse seguindo o Caminho”.

Quando estava perto de Damasco faz uma experiência de estar envolvido em luminosidade e claridade. Era o começo da visita de Deus. Uma frase o atingiu profundamente como atinge a cada um de nós que hoje queremos ser discípulos de Cristo e nos deixar guiar por Saulo/Paulo.

Quem se dirige a Paulo é o Cristo ressuscitado, o Senhor da glória e não o Cristo fraco da vida na carne. “Saulo, Saulo porque me persegues.” De quem era essa voz: “Eu sou Jesus a quem tu estás perseguindo. Estou presente naqueles que dão testemunho de mim. Tu me persegues nos meus irmãos. Agora, levanta-te e ser-te-á dito o que tens a fazer”.

Nesse momento começa a história cristã de Saulo de Tarso, brilhantíssima e muito nobre trajetória.

Paulo tinha sido prostrado por terra. Não enxergava nada. Tomaram-no pela mão. Levaram-no para Damasco. Os “céus” vão determinando os passos que o catecúmeno deveria dar. Entra em cena um certo Ananias que vai acompanhar o caminho espiritual desse Saulo. As coisas vão como que se precipitando. “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo” . Saulo se levantou, foi batizado, caíram-lhe as escamas dos olhos, tomou alimento, ficou reconfortado. Passou ainda alguns dias com os discípulos de Damasco e começou a pregar dizendo que Jesus era o Filho de Deus.

Sim, quando Deus chama é para valer. O Ressuscitado na glória intervém na historia da comunidade dos fiéis que havia suscitado. Esse judeu convertido vai escrever páginas gloriosas. Será um andarilho, um pregado do Evangelho, um criador de comunidades, um escritor de cartas, um fascinado por Cristo, um homem sem medo de enfrentar até mesmo Pedro, um cristão plenamente cristão.

Tudo isso nos é dito e lido no tempo pascal, nesse tempo em que somos convidados a rever os fundamentos de nossa fé, ou seja, nossa participação na morte e ressurreição do Senhor e na recepção da força do Espírito.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio