SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, dezembro 16, 2012

3o DOMINGO DO ADVENTO: ALEGRIA E CONVERSÃO

Primeira leitura (Sofonias 3,14-18a)
Leitura da Profecia de Sofonias:
14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 
15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal.
16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo!17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18acomo nos dias de festa”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Isaías 12,2-6)
— Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,/ porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel! 
— Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,/ porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

— Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;/ o Senhor é minha força, meu louvor e salvação./ Com alegria bebereis no manancial da salvação,/ e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor.
— Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,/ entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
— Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,/ publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!/ Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,/ porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”


Segunda leitura (Filipenses 4,4-7)

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: 
Irmãos: 4Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. 5Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo!
6Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Lucas 3,10-18)
— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?”
11João respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!”
12Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?”
13João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”.
14Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?”
João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!”
15O povo estava na expectativa e todos perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.
18E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa Nova.



REFLEXÃO

Estamos no terceiro domingo do tempo do advento. É o domingo “Gaudete”, da alegria. Usa-se a cor rosa para a celebração da missa. Respira-se não de uma alegria eufórica, mas suave e terna.

Sofonias: “Não temas, Sião, não se te deixes levar pelo desânimo! O Senhor teu Deus está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti entre louvores como nos dias de festa”.

Alegria, festa, exultação… Vejamos o que nos ensina o comentário do Missal Dominical da Paulus: “O fato de ter nos céus um Pai comum que nos ama e com quem podemos nos encontrar, não pode deixar de ser uma fonte de alegria para os cristãos, alegria que deve ser comunicada, dada aos irmãos. Muitos deram do cristianismo uma ideia falsa. Outros não fazem senão bocejar durante a assembleia eucarística. Nossa época, excessivamente problemática, perdeu o gosto pelo festivo e pela fantasia. Ainda celebramos festas, mas faltam geralmente, vida e emoção autênticas. Até as festas mais tradicionais têm algo de vazio e frenético. Simulamos ansiosamente, até obstinadamente, que nos divertimos, mas no fundo percebemos a falta de algo autêntico. A nossa fantasia também se tornou anêmica: o cinema e a televisão substituíram desastradamente os nossos sonhos. O homem é, por natureza, uma criatura que não só trabalha e pensa, mas canta, dança, reza, dialoga, celebra. Festividade e fantasia, juntamente, permitem ao homem experimentar o presente de modo mais rico, alegre e criativo. Estamos talvez assistindo hoje a um renascimento dessas faculdades que a era da industrialização havia abolido; também na igreja, o canto, a cor, o momento e novas formas de música assinalam a redescoberta da celebração” (p. 66).

João, por sua vez, nos convida à conversão. Os que experimentam a alegria da proximidade do Senhor ou os que desejam dele se acercar haverão de ser pessoas livres do egoísmo e de seus interesses pequenos. Os que tiverem duas túnicas darão uma ao que não tem. Os que têm comida partilharão com que não tem. Não se haverá de explorar ninguém. Cobra-se o que foi combinado e não mais. Os que exercem cargos de segurança publica ajam com honestidade e não entrem em esquemas de suborno e de corrupção… Quanta atualidade!

Domingo da alegria e domingo em que João, o Batista, nos convida novamente a uma transformação do coração: generosidade, decentrar-se de si mesmo, ser para…

Frei Almir Ribeiro Guimarães

franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio