SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, dezembro 09, 2012

Liturgia do 2º Domingo do Advento, Preparai os Caminhos do Senhor

“Preparai os caminhos do Senhor!”

1.Introdução.
Durante o “Tempo de Advento”, celebramos a esperança na força e no amor misericordioso de nosso Deus. Ele mesmo vai tomar conta de nossa salvação! Esperamos que Deus fará justiça em favor de seu Povo! Mas como será a “justiça de Deus”? A justiça de Deus não será a violência do castigo, mas a misericórdia divina que recompensa os pequenos e os justos que padeceram a violência dos poderosos.

Deus faz maravilhas em favor de seu povo! Contudo, temos necessidade da luz de sua Palavra; uma vez que, o “Reino de Deus” é diferente do reino dos poderosos; este baseia-se no poder e na repressão, aquele na justiça, na misericórdia e no poder divino que liberta e salva.Como se manifestará o poder divino que salva e liberta? Libertará como e a quem?

Herodes representa o poder dominador e egoísta dos poderosos; mas Jesus inaugura o “Reino da justiça e da Misericórdia”! É certamente, um reino diferente que nós, os discípulos missionários de Jesus, devemos propagar pela Palavra e pela Prática.

2.Palavra de Deus.
Br 5,1-9 – O profeta Baruc anuncia a volta do Povo de Israel do exílio; voltará aos poucos, em pequenos grupos, mas conduzidos pelo próprio Deus. Jerusalém será uma cidade restaurada e todos os povos se voltarão para ela em busca de paz, de justiça e da ternura de Deus.

Fl 1,4-6.8-11 – A Comunidade dos Filipenses socorre o Apóstolo Paulo, prisioneiro em Roma. Embora preso, ele se alegra com o crescimento espiritual dos Filipenses. Esquece os próprios sofrimentos, reza por eles e se alegra com seu progresso espiritual.

Lc 3,1-6 – O evangelista Lucas situa historicamente o início da pregação de João Batista; temos a lista das autoridades civis e religiosas e a missão de João Batista, precursor do Messias. O Messias está chegando; é preciso tornar planos os caminhos para Ele. Jesus está chegando para nós, mas quais são os obstáculos que precisamos remover para que Ele possa agir em nosso meio?

3.Reflexão.
• Celebrar o “Tempo de Advento” significa celebrar a esperança da intervenção de Deus em favor de seu Povo. Deus foi misericordioso com o Povo de Israel e o trouxe de volta do exílio, reconstruiu a cidade santa de Jerusalém, e o Povo de Israel, refletindo sobre a sua História, redescobre que Javé é um Deus fiel e libertador. A meditação da História pessoal e da Igreja deve revelar o “rosto misericordioso e fiel de nosso Deus”! Advento significa “Vinda do Messias” salvador e libertador. Qual é nossa esperança, e quem depositamos nossa confiança?

• O evangelista Lucas dá o nome dos poderosos de seu tempo – poder civil e poder religioso – e, apresentando o Precursor João Batista, indica o caminho certo para acolher o Messias prometido. É o caminho da conversão e do batismo de penitência.
Jesus vem até nós, mas nós precisamos aplainar os caminhos para sua chegada. Qual é nossa preparação para este Natal? Queremos a salvação, mas de que salvação se trata?

• Jesus concluiu sua missão em Jerusalém – Lá morreu e ressuscitou! Mas em Jerusalém iniciou a “Missão da Igreja”. Ela deve anunciar a volta de Jesus a todos os povos e em todos os tempos. Preparar-se para o Natal significa preparar-se para a missão de anunciar Jesus ao mundo todo e dizer que a História de Jesus e de sua Igreja não se identifica com a História dos poderosos: Esta é uma história de poder e dominação contra uma História de Amor e de Misericórdia.

“O Senhor fez por nós maravilhas!”
Frei Frei Carlos Zagonel
http://www.capuchinhosrs.org.br/

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio