SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, março 17, 2013

Liturgia para o 5º Domingo da Quaresma


“Vai em paz e não peques mais”! Domingo 17 de março 2013


1.Introdução
Na caminhada final desta Quaresma, não devemos fixar nosso olhar no passado, em nossos pecados, mas no poder e na misericórdia divina que pode e realiza novas maravilhas em nosso favor. Assim como abriu um caminho novo e levou de volta para Jerusalém o Povo de Israel, Ele pode recompor nossa vida e nos alegrar com as festas pascais.

Deus dá-nos, com certeza, nova oportunidade para uma vida de filhos em sua casa, mas não aceita brincadeira! Jesus revelou sua misericórdia em favor da mulher adúltera, mas recomendou-lhe de não mais pecar! A vida é importante, exige seriedade!
Somos favorecidos pela graça divina, mas não somos juizes de ninguém; os farizeus, os doutores da Lei e os donos do poder religioso foram saindo um a um após o desafio de Jesus: “Quem for inocente pode atirar a primeira pedra!”

2.Palavra de Deus.
Is 43,16-21 – O Profeta Isaías vivia no meio do povo exilado, triste e abatido. Ele percebeu os sinais de libertação e disse: “Deus vai abrir um caminho novo para vocês,realizará novas maravilhas para libertar-vos do castigo! E vocês cantarão louvores para mim”.

Fl 3,8-14 – Paulo foi conquistado por Cristo e experimentou, em sua vida de pecador, a força de Jesus ressuscitado! Ele foi conquistado, foi achado, mas precisou caminhar carregando a sua própria cruz cotidiana. Caminha com Cristo na dor para ter parte na sua glória do Senhor!

Jo 8,1-11 Na presença de Jesus ninguém está autorizado a julgar, mesmo a uma mulher apanhada em fragrante adultério! Pelo contrário, Ele revela o que vai em nosso coração: se estamos na luz ou nas trevas. O olhar de Jesus revela até os nossos segredos mais íntimos.

3.Reflexão
• O passado, mesmo pecaminoso, não deve ocupar nossa atenção. Nosso passado está nas mãos de Deus! Devemos esperar pelas novas maravilhas que Ele está preparando no processo de nossa conversão. Javé operou maravilhas na libertação do Povo de Israel do poder opressor do Egito, mas, agora, fará maravilhas ainda maiores na nova libertação. Confiemos na misericórdia e no poder divino de nosso Salvador Jesus.

• Paulo não recorda seu passado de pecador; mas confessa sua presente paixão por Jesus que o encontrou e o conquistou. Agora, ele segue Jesus de maneira apaixonada e incondicional. Esquece o passado e segue em frente! Imitemos a Paulo e sigamos, também nós, apaixonadamente, os passos de Jesus.Seguir Jesus é causa de alegria!

• Jesus quer libertar a todos.

Libertou a mulher adúltera, mas lhe recomendou evitar a recaída no pecado. Ela precisa lutar para manter-se de pé como filha de Deus. Ele não julga! Ele não condena a ninguém, mas nos quer de pé e a caminho da libertação de todo o pecado! Quanto aos judeus, hipócritas e presunçosos de inocência, revelou a eles o segredo mais íntimo de seus pecados. Olhando para dentro de si mesmos, ninguém ousou atirar uma pedrinha sequer contra a adúltera. E você atiraria?

“O Senhor fez grandes coisas por nós, por isso estamos alegres”

Frei Carlos Zagonel
http://www.capuchinhosrs.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio