SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, março 08, 2013

Uma confiança sempre renovada no Senhor

Jeremias 7, 23-28; Lucas 11, 14-23

“Os que tinham inveja de Jesus e queriam manchar sua imagem para que seus ouvintes deixassem de admirá-lo não sabiam mais o que dizer diante daquilo que Jesus ia realizando, sobretudo porque libertava as pessoas dos males mais profundos, que para os judeus eram os demônios. Chegavam a dizer que Jesus expulsava os demônios com o poder do chefe dos demônios. O Mestre, por sua vez, afirmava que se, assim fosse, os demônios estariam em guerra uns com os outros e nenhum reino pode subsistir com tal divisão. É a força de Deus que age em Jesus para libertar as pessoas de seus demônios.

Jesus adverte aos que tinham sido libertados do mal: convida-os a ficarem atentos e vigilantes. Quando o homem é libertado do mal pode, aos poucos, ser novamente dominado por esse mal e de um modo mais forte e pior ainda. Em Hebreus 6, 4-8 há uma séria exortação a esse respeito dizendo que quando alguém foi libertado e degustou a Boa Nova, mas se deixa seduzir novamente, dificilmente poderá levantar-se porque o mal o toma com mais força porque a pessoa perdeu o entusiasmo dos primeiros tempos… No Livro do Apocalipse há uma censura na mesma linha, falando dos que deixaram “o primeiro amor” ( 2,4), o amor fervoroso, alegre e feliz dos começos, do noivado, do primeiro enamoramento. Quando se perde este fervor, com efeito, estamos mais expostos a deixar-nos dominar pelo atrativo do mal.

Isto quer dizer que quando somos libertados, nossa conduta não pode ser a de deixar-nos levar por uma confiança ingênua. Uma vez libertados pelo Senhor, temos que alimentar o ardor com nossa entrega, oração, o apoio dos irmãos, as obras da caridade. O coração ocioso expõe-se a uma possível queda. Precisa olhar sempre em frente, sempre buscando mais. Na vida espiritual não há ponto morto, ou se avança ou se retrocede”.

+++

“Senhor, não deixeis de me cativar com vossa Palavra, com a força de vosso amor, com a formosura de vossa graça, não permitais que o mal volte a dominar minha vida, que me confunda fazendo-me crer que depois de conhecer-vos busque encontrar vida naquilo que abandonei”

Víctor M. Fernández

El Evangelio de cada dia

Comentário y oración

Editora San Pablo de Buenos Aires, Argentina
franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio