SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quarta-feira, março 20, 2013

Os Papas franciscanos

Por Cleiton Robsonn.

"Embora São Francisco de Assis desejasse para a sua Ordem os serviços mais humildes da Igreja, ela não pôde escapar ao trabalho solicitado também nos mais altos cargos da hierarquia e das várias funções eclesiásticas.

A história franciscana teve seus Papas que, pelas datas, foram todos Conventuais":


Nicolau IV (frei Jerônimo Masci de Áscoli): Italiano. Foi o 191º Papa, de 22 de fevereiro de 1288 até a sua morte, em 1292. Foi o primeiro papa franciscano. Eleito depois de um ano de sede vacante, devido especialmente à peste negra que assolava a cidade de Roma. Precedido por Honório IV e sucedido por Celestino V. Promoveu missões entre os tártaros e entre os mongóis. Deu início à colocação dos mosaicos na Basílica de Santa Maria Maior e na de São João de Latrão. Foi o 8º Ministro Geral da Ordem, conhecido como o "Papa Missionário". Introduziu as missões na Ásia; Promoveu a reunião Católico-Ortodoxa; Comissionou o primeiro livro notável de medicina do Ocidente.

Alexandre V (frei Pedro Filargo de Candia): Grego. (1409-1410). Diplomata e Teólogo, Arcebispo de Milão. Atuou na Rússia, Bohemia e Polônia. Validamente eleito Pontífice no fim do Cisma do Ocidente. Devido a reclamação dos outros dois Papas, negou a abdicar. É tido, muitas vezes, como um "Antipapa".

Sixto IV (frei Francisco Della Rovere): Italiano. Foi o 212º Papa, de 1471 a 1484. Foi o 37º Ministro Geral da Ordem. Fundou a primeira biblioteca pública, o primeiro hospital público e os Arquivos Vaticanos. Figura importante da Renascença, é principalmente lembrado por ter estabelecido a Inquisição Espanhola e ordenado a construção da Capela Sistina na qual uma equipa de artistas se reuniu para produzir uma obra-prima (o teto pintado por Michelangelo Buonarroti foi adicionado posteriormente). Ficou conhecido por isso, como "Restaurator Urbis". Instituiu a festa (8 de Dezembro) da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Foi precedido por Paulo II e sucedido por Inocêncio VIII.


Júlio II (frei Juliano Della Rovere - Noviço): Italiano, sobrinho de Sixto IV. Foi o 216º Papa, de 1503 a 1513. Outorgou o Tratado de Tordesilhas, em 1506, Promoveu a criação da Liga Santa em 1511, para tentar expulsar Luís XII de França do norte da Itália. Expeliu a dominação estrangeira dos Estados pontifícios. Comissionou Bramante para começar a nova Basílica de São Pedro e Michelângelo para os afrescos da Capela Sistina. Fundou o Museu Vaticano, a Guarda Suíça e convocou o V Concílio Lateranense. Foi precedido por Pio III e sucedido por Leão X.


Sixto V (frei Félix Peretti): Italiano. Foi o 227º Papa, de 1585 a 1590. Reorganizou inteiramente o governo da Igreja, tendo sido um homem essencialmente dos tribunais da Inquisição. Fundou o serviço vaticano de assistência aos pobres, com empréstimos. Estabeleceu escolas para as meninas pobres. Foi precedido por Gregório VIII e sucedido por Urbano VII.

Clemente XIV, o Rigoroso (frei Lourenço Ganganelli): Italiano. Foi o 249º Papa, de 1769 a 1774. Sua eleição realizou-se num prolongado conclave de três meses com 179 escrutínios. O mais longo da história, e recordista de apurações "acaloradas". Negociou com George III, da Inglaterra pela emancipação católica. Levou os Franciscanos Conventuais como Confessores oficiais da Basílica de São Pedro (encargo que subsiste até hoje); Recebeu os Nestorianos da União com Roma. Fundou o Museu de Antiguidades no Vaticano. Fundou a atual Universidade Laterano, em Roma.


Fontes: * Franciscan Family Tree. Frei Joseph Wood e Frei Robert Melnick, OFMConv. Marytown, 2000. (Com adaptações)
* Frades Menores Conventuais, História e Vida. Frei Afonso Pompei, Frei João Odoardi e Frei Lourenço Di Fonzo, OFMConv. Cúria Geral OFMConv., 1978 - Brasília 1997. Ed. Kolbe. (Com adaptações).

reflexoesfranciscanas.com.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio