SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, dezembro 20, 2013

Arcebispo de Natal apresenta retrospectiva 2013 e metas para 2014

Criação de santuários e de paróquias, proposições de ações de convivência com a seca, comemoração dos 50 anos de criação da Campanha da Fraternidade, preparação e participação na Jornada Mundial da Juventude, Nordestão de Presbíteros, 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação e estreia de ‘A Voz do Pastor’, programa do arcebispo, no rádio. Estas são apenas algumas das ações, realizadas na Arquidiocese de Natal, e que marcam o ano de 2013. Estas ações, assim como as metas para 2014, foram apresentadas pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, à imprensa natalense, no último dia 17, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral). Na ocasião, Dom Jaime também agradeceu à imprensa pela divulgação das ações da Igreja, durante este ano.


Criação de Santuários
Em primeiro de janeiro, o Arcebispo assinou decreto elevando a Igreja Matriz do Dom Jesus dos Navegantes, de Touros, a Santuário. No dia 13 de outubro, criou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, na zona norte de Natal.

Novas Paróquias
Dom Jaime criou duas paróquias e uma área pastoral, em fevereiro deste ano. No dia 4, foi criada a Paróquia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Potengi, município de São Gonçalo do Amarante; no dia 5, foi criada a Paróquia da Imaculada Conceição, em Lagoa Salgada, e, no dia 18, foi criada a Área Pastoral de Nossa Senhora dos Navegantes, em Rio do Fogo.

Convivência com a seca
Representantes da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Caicó e de Mossoró se reuniram com instituições que atuam no campo e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RN, dia 31 de janeiro. Durante a reunião, foram discutidas ações de convivência com a ausência de chuvas, especialmente no semiárido potiguar. No final da reunião, foi escolhida uma comissão, que teve a função de elaborar um documento com propostas de ações de convivência com a ausência de chuvas. O documento foi entregue ao governo do Estado. Durante o ano, o Arcebispo, Dom Jaime, e outros representantes da Arquidiocese, participaram, por várias vezes, de reuniões com o governo estadual, com o objetivo de tratar de assuntos relacionados aos efeitos da seca. Em âmbito regional, Dom Jaime, juntamente com bispos de outros estados da Região Nordeste, participou de uma reunião em Recife (PE), dia 20 de março. Na ocasião, foi entregue aos representantes do poder executivo e legislativo do estado de Pernambuco, o documento “Diretrizes de Convivência com o Semiárido”.

50 anos da CF
Os 50 anos de criação da Campanha da Fraternidade foram comemorados, na Arquidiocese de Natal, com a participação do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrick Steiner, e de bispos do Regional Nordeste 2. As atividades aconteceram nos dias 14 e 15 de fevereiro. No dia 14, foi celebrada missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta, e visita à comunidade rural Timbó, onde aconteceu a primeira experiência da Campanha da Fraternidade. . No dia 15, no Centro de Convenções, em Natal, foi realizado um seminário, com a participação de cerca de duas mil pessoas.

Jornada Mundial da Juventude
Mais de mil pessoas da Arquidiocese de Natal participaram da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. O Arcebispo de Natal foi um dos bispos catequistas, durante a JMJ. Antecedendo à Jornada, a Arquidiocese realizou uma Semana Missionária, nas paróquias. O encerramento aconteceu no Monumento dos Mártires, em Uruaçu, São Gonçalo do Amarante, dia 20 de julho, com a participação de caravanas das paróquias.

8º Muticom
Cerca de 800 pessoas, de todas as regiões do Brasil, participaram do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, sediado em Natal, no período de 27 de outubro a 01 de novembro. Conferência, seminários, grupos de trabalho, atividades culturais e religiosas fizeram parte da programação. O evento foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, Arquidiocese de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A Voz do Pastor
O arcebispo, Dom Jaime Vieira, estreou o programa “A Voz do Pastor”, dia 14 de outubro. O programa, com 10 minutos, é levado ao ar, de segunda a sábado, pela Rádio Rural de Natal e retransmitido por outras nove emissoras de rádio e webrádios.

Ano da Fé
O encerramento do Ano da Fé, na Arquidiocese de Natal, teve dois momentos significativos. O primeiro foi um programa especial, denominado ‘Diálogo sobre o Ano da Fé’, apresentado pelo Arcebispo e por um grupo de padres, na Rádio Rural de Natal, dias 18, 19 e 20 de novembro. O segundo foi no dia 21 de novembro, por ocasião da festa de Nossa Senhora da Apresentação, quando Dom Jaime encerrou, oficialmente, o Ano da Fé, e anunciou a campanha ‘Um catecismo em cada lar’, que deve ser desenvolvida na Arquidiocese, em 2014. O Ano da Fé foi instituído pelo Papa emérito Bento XVI, em 11 de outubro de 2012.

Perspectivas para 2014
As urgências, prioridades, ações e o calendário de eventos da Arquidiocese de Natal para 2013 foram definidos na Assembleia Pastoral Arquidiocesana, realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 2013, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales, em Natal. Dentre as ações previstas para o próximo ano está a campanha ‘Um catecismo em cada lar’ e as visitas pastorais do Arcebispo aos zonais.
A campanha ‘Um catecismo em cada lar’ quer fazer com que os fiéis possam conhecer e se aprofundar na fé, a partir da leitura do Catecismo da Igreja Católica. Para isto, a Arquidiocese mandou confeccionar uma edição especial do Catecismo, de forma que possa se tornar mais acessível a todas as pessoas, devido ao baixo preço da edição. Serão disponibilizados 25 mil exemplares do Catecismo.
Neste ano, também, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira, fará visitas pastorais aos zonais. O destaque das visitas será o encontro dele com a juventude.

www.arquidiocesedenatal.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio