SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, dezembro 27, 2013

É preciso viver e encontrar o sentido para a vida!

Branco. São João, Apóstolo e Evangelista, Festa

Leituras
1ª Leitura - 1Jo 1,1-4
Salmo - Sl 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a)
Evangelho - Jo 20,2-28


Não basta estar vivo, não basta caminhar, respirar. É preciso viver e encontrar o sentido para a vida!

”De fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós” (1Jo 1, 2).

Celebrando a alegria do Natal do Senhor, nós celebramos hoje o apóstolo São João. O João evangelista, o autor das três cartas, um dos prováveis autores do Livro do Apocalipse. João, aquele que recebeu Maria como mãe e a levou para casa, João o discípulo amado. João o discípulo poeta, apaixonado por Jesus. João, o discípulo da espiritualidade mística e profunda que nos leva aos mais significativos ensinamentos da vida do Mestre.

João, o poeta, é aquele que nos escreve o relato do nascimento de Jesus em forma de poesia, falando-nos sobre o relato da vida, aquela vida que estava no princípio junto do Pai. Aquela vida, então, se revelou a nós e se manisfestou a nós, porque a vida, que era a Luz do mundo, agora se manifesta a nós. O Verbo se fez carne e habitou no meio de nós. E agora é essa vida que vos anunciamos; essa vida, que estava no Pai, se torna visível a nós.

Entre tantas coisas que poderíamos falar a respeito do anúncio de João –, aquele que foi uma testemunha bem próxima do Senhor, afinal de contas, foi ele quem repousou no peito de Jesus, durante a última ceia, — ele experimentou a vida. A vida em plenitude que Deus trouxe a nós.

É sobre esta vida que nós queremos refletir. Não basta estar vivo, não basta caminhar, respirar. É preciso viver e encontrar o sentido para a vida! Encontrar o sentido para a vida não é o mesmo que dizer: ”Não vamos mais sofrer, ter dificuldades ou problemas”. As nossas dificuldades, os nossos problemas, sofrimentos, tormentos e as nossas alegrias têm um ”porquê”.

Essa vida que nos é revelada se chama Jesus. A vida plena de Deus no meio de nós. Hoje, contemplamos a vida encarnada no meio de nós. E então questionamos a nossa própria vida: Como é que a estamos vivendo? Como é que estamos levando a nossa vida? Qual é o sentido que estamos dando à nossa vida e à nossa existência?

Nós contemplamos Jesus Cristo e perguntamos: Jesus é o sentido da minha vida? Jesus trouxe sentido para a minha vida? Eu levo uma vida de acordo com a vida que Cristo trouxe a mim?

Como nós precisamos dar, cada vez mais, um sentido à nossa existência, aos nossos dias aqui na terra, à nossa possibilidade de viver! E o que Deus nos deu foi a vida, que estava n’Ele; essa vida está entre nós para dar pleno sentido àquilo que nós somos.

Que Deus abençoe você!
Pe Roger Araújo
cancaonova.com


O evangelista João

“Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro” (Jo 20, 4)

A festa litúrgica de hoje, mais do que nos lembrar o valor do evangelista João, quer nos levar a refletir sobre a confiança que damos a todos aqueles que nos transmitiram a fé cristã até os dias de hoje. A Palavra de Deus, que ecoa desde tempos antigos, chegou até nós sendo vivenciada por muitos homens e mulheres que tiveram o encontro com o Senhor, buscaram o Salvador em suas vidas com todo o coração e vontade, sem jamais desejar guardar esta experiência somente para si. Frente à ação e o toque do Mestre, muitos se tornaram e continuam a ser anunciadores e evangelizadores. A corrida do “discípulo que Jesus amava” ao túmulo é esta corrida ardorosa de quem tem o anseio de encontrar o Senhor amado, o sentido de sua vida. Uma intensa busca, de quem tem sede, anseia pelo “Sumo Bem”. Experiência sentida também por São Francisco quando diante do Crucifixo de são Damião, ou em tantos lugares ocultos de Assis, orava em lágrimas buscando o Amado de sua alma nos “lugares mais ocultos de seu coração”. João correu ao encontro do Senhor e Este lhe apareceu no Cenáculo.

Francisco ouviu do Crucificado o pedido para restaurar a Igreja; o mesmo acontecerá conosco se nos colocarmos confiantemente diante do Senhor, no desejo da busca de encontrá-Lo em nosso coração e em nosso viver.

Reflexão feita pelos Noviços deste ano.
www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio