SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, dezembro 19, 2013

Quando a lei da vida é a fraternidade

Francisco de Assis, homem de um mundo novo

Para Francisco, os irmãos que iam chegando eram dom de Deus, presentes do Altíssimo. Bem cedo, ele compreendeu que o Senhor queria que ele vivesse com outros em espírito de fraternidade. A casa em que moram os franciscanos não se chama convento mas fraternidade.Vejamos algumas frases cheias de vigor tirada dos escritos de Francisco e que mostram sua paixão pela fraternidade.”Bem-aventurado o servo que tanto ama e respeita o seu confrade quando está longe como se estivesse perto nem diz na ausência dele coisa alguma que possa dizer na sua presença sem lhe faltar à caridade” (Admoestação XXV).

O carinho fraterno nos leva a nunca dizer uma palavra desairosa a respeito do irmão e da irmã. O amor fraterno exige retidão para com o irmão. Nunca se diz por trás o que pode e deve ser dito pela frente.

“Bem-aventurado o homem que suporta o seu próximo com suas fraquezas tanto quanto quisera ser suportado por ele se estivesse na mesma situação” (Admoestação XVIII).Todos temos luzes e sombras. Nem sempre conseguimos viver em nossos gestos e palavras a lei do Evangelho, somos pecadores, perdoados e agraciados, estamos a caminho.Podemos ser um peso para os que convivem conosco. Francisco sabe muito bem que os irmãos se ajudam a carregar os fardos uns dos outros.Especial cuidado merecem os irmãos enfermos: “Bem-aventurado o servo que ama seu confrade enfermo que não lhe pode ser útil, tanto ao que tem saúde e está em condições de lhe prestar serviços”.

E assim Francisco de Assis foi se impondo como o irmão universal.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio