SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sábado, junho 20, 2015

O medo e a fé

Leituras do Dia
1ª Leitura - 2Cor 12,1-10
Salmo - Sl 33, 8-9. 10-11. 12-13 (R. 9a)
Evangelho - Mt 6,24-34


A tendência do ser humano hoje é voltar-se para si mesmo e proteger seu “mundo” e seu jeito de viver e de agir. O medo está rondando sua sensibilidade. A insegurança está alterando o poder de decisão. A fé em algo superior está perdendo sua intensidade e sua força.

O ambiente social está sendo desestabilizado pelo individualismo. Está difícil confiar nas pessoas. A desconfiança é algo que permeia e perturba a convivência. A dúvida limita a maneira de se aproximar dos demais. Parece até que antes de confiar é preciso desconfiar.

E isso causa mal estar permanente nos relacionamentos. Seja no relacionamento conjugal, seja no relacionamento social, econômico, político e religioso sempre haverá uma desconfiança a perturbar. A espontaneidade entra em falência. Surge a insegurança no processo de comunicar e mesmo de ouvir e aceitar propostas.

Não está fácil confiar nas pessoas. Mesmo aquelas com quem se assume um grande e sonhado amor há momentos em que se duvida, se inquieta e se perturba. Porém, a verdade precisa ser preservada, precisa ser cultivada e precisa ser acreditada para garantir uma convivência harmoniosa e feliz.

Ninguém está no mundo para ser infeliz. Ninguém vai se aventurar numa conquista para fracassar. Ninguém vai iniciar uma obra de valor para depois amargar uma decepção. Ninguém vai apostar sua fé numa missão para depois cair na escuridão do insucesso.

Em qualquer iniciativa é preciso crer na força e no poder da mente e no amor do coração. E para quem crê não existirão fracassos. Existirão experiências a indicar por onde andar e o que fazer para progredir, para percorrer o melhor caminho e alcançar a vitoria almejada.

Não importa o tempo que for preciso. Não importa o caminho a ser percorrido, as dificuldades a superar e as barreiras a contornar.

Vencerá quem acreditar naquilo que propõe a si mesmo. O Mestre dos mestres teve momentos difíceis na convivência com seus seguidores. Eles esperavam que tudo fosse fácil pelo fato de estarem com ele. Confiavam a ele a solução de todos os problemas. Andavam despreocupados simplesmente pelo fato de o Mestre ter realizado inúmeros milagres.

Após um desses milagres, o Mestre solicita que entrem no barco e se dirijam para o outro lado do mar. E ele embarcou com eles. Obedecem e iniciam a travessia. “Começou a soprar um vento forte e as ondas se lançavam dentro do barco. E, segundo o relato, o Mestre dormia. Aos gritos os discípulos o acordaram e reclamaram: “Mestre, não te importas que nós morramos? (Mc.4,37-40)

Parece que esses seguidores não tinham segurança alguma. Duvidaram do poder do Mestre. Como poderiam morrer afogados se ele tambem estava no mesmo barco? Fracos na fé. Fracos na confiança. Só lembraram do Mestre na hora em que as águas invadiram o barco.

Ainda hoje existem pessoas assim. Só pensam e correm para Deus quando não há outro remédio, ou solução. Não é bom abusar da paciência de Deus. É bem melhor viver um relacionamento amigo e amável.

capuchinhos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio