SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



segunda-feira, junho 22, 2015

Reforçando a fé!

Leituras do Dia
1ª Leitura - Gn 12,1-9
Salmo - Sl 32,12-13. 18-19. 20.22 (R. 12b)
Evangelho - Mt 7,1-5


“Um dia precisei amar a minha dor. Era o único jeito que tinha de continuar vivendo. Ou aprendia ou morreria com ela. Resolvi aprender.” (Pe. Fábio de Melo).

A vida é feita de momentos, variados momentos. Experimentamos um pouco de tudo. Não deixamos de ter preferências, mas temos que provar o sabor de cada situação. Talvez tenha chegado o momento de fazer as pazes com a dor. Não faz parte das alternativas diárias, a inclusão da dor. Foge-se da dor.

O sofrimento não tem nada de simpático, mas sem ele a vida não alcançaria o sabor da maturidade, o gosto requintado do aprendizado. Muitos fogem do sofrimento. Até pode haver uma trégua, mas não tem como fugir eternamente. Cedo ou tarde, a dor faz uma visita. Na maior parte das vezes, por causa das nossas escolhas. Algumas vezes, por causa dos outros.

Que tal amar a dor? Não é loucura. É um jeito de viver. Não se trata de escolha. Faz parte da vida. Para continuar vivendo, em alguns momentos, a única opção é dedicar amor à dor. Isto é, acolher aquela situação, por mais dolorida que seja, dando continuidade aos dias. Tem algo que só quem ama a dor percebe: ela é capaz de ensinar a viver. O aprendizado que a dor proporciona é grandioso. Claro, não é nada fácil.

Se fosse só facilidades, não haveria crescimento. Interessante que cada um tem uma história, um momento, uma determinada situação. Até pode haver semelhanças, mas a dor é única. Creio que a dor seja até indomável. Não obedece a ninguém. Quando decide se apresentar, nada a detém. Mas a vida será sempre maior do que qualquer dor intensa.

É possível superar o sofrimento. O ponto de partida é ter consciência de que a dor passa.

Depois, é muito importante querer aprender com a dor. Quanto aprendizado num coração humilde, que aceita as contrariedades da vida. Em tempo, foi da cruz que brotou a luz!


capuchinhos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio