SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quarta-feira, julho 29, 2015

Idosos: missão e solidariedade

Queridos irmãos e irmãs!

Daqui a pouco mais de um mês, no dia 30 de agosto, acontecerá em nossa Arquidiocese a “Caminhada da Solidariedade”, um projeto pioneiro da Arquidiocese de Natal, que visa angariar recursos em prol das obras sociais arquidiocesanas. Nesta primeira edição; pois queremos colocar essa ação no calendário da Arquidiocese; almejamos chamar a atenção para a situação dos abrigos de idosos do estado, sem fins lucrativos, que passam por dificuldades, no que diz respeito à manutenção.
O Papa Francisco, no dia 11 de março deste ano, na sua catequese semanal, lembrava que se a sociedade chega a descartar os idosos, certamente não o Senhor. “O Senhor não nos descarta nunca”, bradava o Papa latino-americano. “Ele nos chama a segui-Lo em cada idade da vida e mesmo a velhice contém uma graça e uma missão, uma verdadeira vocação. A velhice é uma vocação”. E o desejo do Papa assim se expressava: “como gostaria de uma Igreja que desafia a cultura do descartável com a alegria transbordante de um novo abraço entre os jovens e os idosos! É isso o que peço hoje ao Senhor, este abraço!”.
O Documento de Aparecida já nos lembrava que “crianças e anciãos constroem o futuro dos povos. As crianças porque levarão adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas” (CELAM. Documento de Aparecida, n. 447). A nossa atitude diante dos idosos, como nos recomendam os bispos latino-americanos, é a de nunca esquecermos que “a Igreja sente-se comprometida a procurar a atenção humana integral a todas as pessoas idosas, também, ajudando-as a viver o seguimento de Cristo em sua atual condição, e incorporando-as o quanto possível à missão evangelizadora” (CELAM. Idem, n. 450).
No dia dos avós, comemorado em 26 de julho, devido à memória de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus, quero fazer o convite a todos para que participem da Caminhada da Solidariedade. Já está à venda o kit, composto por camiseta e boné, que é a forma de contribuir com essa iniciativa. Com eles; camiseta e boné; caminharemos do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no Bairro de Nazaré, após a celebração da Eucaristia, às 7h e seguiremos até o Instituto Juvino Barreto, onde encerraremos a Caminhada. O Instituto Juvino Barreto é um dos abrigos de idosos que será beneficiado com a arrecadação da venda dos kits. Além desse abrigo outros serão beneficiados: Abrigo Anísia Pessoa, Abrigo São Vicente de Paulo, Casa do Idoso Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico (LAE), Espaço Solidário e Lar da Vovozinha. O kit está sendo vendido nas paróquias, no Centro Pastoral Pio X, no subsolo da Catedral, e nas instituições que serão beneficiadas com a iniciativa da Caminhada.
Participem, vamos colaborar para que os idosos sejam amparados e reconhecidos na sua dignidade e missão de transmitir para todos nós a sabedoria de suas vidas.


Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

arquidiocesedenatal.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio