SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sábado, julho 25, 2015

Igreja celebra São Tiago, o Maior / 25 de julho

REDAÇÃO CENTRAL, 25 Jul. 15 / 08:00 am (ACI).- Hoje, 25 de julho, a Igreja celebra a memória litúrgica de um dos apóstolos preferidos de Jesus Cristo, São Tiago, o Maior. Conheça um pouco mais sobre a história desse santo.

O nome São Tiago, provém de duas palavras Sant Iacob. Porque seu nome em hebreu era Jacob. Durante suas batalhas os espanhóis gritavam: "Sant Iacob, ajudai-nos". E de tanto repetir estas duas palavras, as uniram formando uma só palavra: São Tiago.

São Tiago foi um dos 12 apóstolos do Senhor, irmão de São João evangelista. Conhecido como São Tiago Maior para o diferenciar de outro discípulo de Jesus de mesmo nome, São Tiago, o Menor, que era mais jovem do que ele. Era filho de Zebedeu e Salomé e nasceu na cidade de Betsaida, era pescador no Mar da Galileia, onde tinham uma pequena empresa de pesca.

O apóstolo São Tiago fazia parte do grupo dos três preferidos de Jesus, junto com seu irmão João e com Simão Pedro. Depois de presenciar a pesca milagrosa e ouvir que Jesus lhes dizia "a partir de agora serão pescadores de homens", deixou suas redes e sua família, seguindo o chamado de Jesus Cristo a colaborar em seu apostolado. Presenciou grandes milagres de Cristo, e com Pedro e João foram os únicos apóstolos que estiveram presentes na Transfiguração do Senhor e durante sua Oração em Getsêmani.

Por que era o preferido de Jesus? De repente, era porque (como diz São João Crisóstomo) era o mais corajoso e valente para declarar-se amigo e seguidor do Redentor, ou porque seria o primeiro apostolo que derramaria seu sangue por proclamar sua fé em Jesus Cristo.

No evangelho de Mateus, conta-se que a mãe de Tiago e João, Salomé, pediu a Jesus que seus dois filhos, Tiago e João, fossem colocados um à direita e outro à esquerda, no Reino de Deus, porém Jesus lhe objetou: "Vós não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que eu hei de beber?". Os apóstolos responderam: "Podemos". "Pois bem, isso é verdade", concluiu Jesus, "mas dar-vos o primeiro lugar no Reino, isso depende do meu Pai, que está no céu". Os outros apóstolos ficaram irritados por este pedido, mas Jesus disse a todos: "quem quiser ser o primeiro, que seja o servidor de todos, a imitação do Filho do homem que não veio para ser servido, mas para servir". Certamente depois desta lição de Jesus, São Tiago aprendeu a ser mais humilde.

Depois da Ascenção de Jesus, São Tiago, o Maior, se caracterizou como um dos principais apóstolos. Por isso, quando o rei Herodes Agripa se propôs a acabar com os seguidores de Cristo, a primeira coisa que fez foi mandar cortar a cabeça de São Tiago e colocar Pedro na prisão. Assim, o filho de Zebedeu teve a honra de ser o primeiro dos apóstolos que derramou seu sangue para proclamar sua fé em Jesus Ressuscitado.

Antigas tradições (do século VI) dizem que São Tiago foi até a Espanha evangelizar. E desde o século IX acreditam que seu corpo está na Catedral de Compostela (norte da Espanha) e a esse santuário foram milhares e milhares de peregrinos por séculos e séculos e alcançaram graças divinas. O historiador Pérez de Urbel afirmou que em Santiago de Compostela estão umas relíquias, ou seja, restos mortais do apóstolo, que foram levados da Palestina à Espanha.

São Tiago é o padroeiro da Espanha e da sua cavalaria. Os espanhóis o invocaram em momentos de grandes perigos e sentiram a sua poderosa proteção. Nós também podemos pedir sua intercessão e conseguiremos a graça que necessitamos.

acidigital.com

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio