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sábado, julho 28, 2012

Sejam puros os que entram no templo

Jeremias 7,1-11; Mateus 13, 24-30

O Senhor pede que Jeremias se coloque à porta do templo. O profeta é encarregado fazer exortações aos que entram na casa do Senhor. Há necessidade de “decência” por parte dos que passam pelos umbrais da casa do Senhor. “Ouvi a palavra do Senhor, todos vós de Judá, que entrais por esta porta para adorar o Senhor”. E o profeta, num tom severo, chama a atenção para o que percebe no coração dos que chegam:

• Não se entra no templo com mentira. Não adianta ficar jurando pelo templo quando o juramento é falso. A primeira boa disposição para se entrar no templo é a verdade da sinceridade.

• Necessário melhorar a conduta: praticar a justiça de uns para com os outros.

• Especial atenções, carinhosas e caridosas deverão merecer as viúvas e os órfãos, bem como os estrangeiros. São categorias de pessoas extremamente frágeis que não podem ser esquecidas. Como é que alguém ousa ir ao templo com dividas de justiça para com crianças sem pais, mulheres sem marido e estrangeiros perdidos na vida?

• Há uma particular profanação do templo recordada por Jeremias: “Como? Roubar, matar, cometer, adultério e perjúrio, queimar incenso a Baal e andar atrás de deuses que nem sequer conheceis… e depois vindes a esta casa?”. Os que se aproximam de Deus, embora não sejam santos, serão pessoas desejosas de ter uma conduta digna. Que sentido tem entrar na casa de Javé e cultuar os ídolos. Mutatis mutandis: que adianta oferecer o Sacrifício do altar ou dele participar quando nosso coração tem outro ídolos como o poder, o prazer e dinheiro. Os que se dirigem ao templo para a oração são pessoas que andam arrumando seu interior conforme o coração de Deus.

• Finalmente há essa passagem que remete diretamente para o episódio da expulsão dos vendilhões do templo do Novo Testamento: “Acaso, esta casa, em que meu nome ´e invocado, tornou-se a vossos olhos uma caverna de ladrões?”

• Deus grande e belo mora no mundo. Com toda evidência, Ele não restringe sua presença aos limites das paredes de um templo. Será preciso dizer que todos os que se dispõem a entrar em contato com Ele, de modo especial, na delicadeza do serviço do culto serão pessoas que se empenham em viver coerentemente.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

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