O Senhor pede que Jeremias se coloque à porta do templo. O profeta é encarregado fazer exortações aos que entram na casa do Senhor. Há necessidade de “decência” por parte dos que passam pelos umbrais da casa do Senhor. “Ouvi a palavra do Senhor, todos vós de Judá, que entrais por esta porta para adorar o Senhor”. E o profeta, num tom severo, chama a atenção para o que percebe no coração dos que chegam:
• Não se entra no templo com mentira. Não adianta ficar jurando pelo templo quando o juramento é falso. A primeira boa disposição para se entrar no templo é a verdade da sinceridade.
• Necessário melhorar a conduta: praticar a justiça de uns para com os outros.
• Especial atenções, carinhosas e caridosas deverão merecer as viúvas e os órfãos, bem como os estrangeiros. São categorias de pessoas extremamente frágeis que não podem ser esquecidas. Como é que alguém ousa ir ao templo com dividas de justiça para com crianças sem pais, mulheres sem marido e estrangeiros perdidos na vida?
• Há uma particular profanação do templo recordada por Jeremias: “Como? Roubar, matar, cometer, adultério e perjúrio, queimar incenso a Baal e andar atrás de deuses que nem sequer conheceis… e depois vindes a esta casa?”. Os que se aproximam de Deus, embora não sejam santos, serão pessoas desejosas de ter uma conduta digna. Que sentido tem entrar na casa de Javé e cultuar os ídolos. Mutatis mutandis: que adianta oferecer o Sacrifício do altar ou dele participar quando nosso coração tem outro ídolos como o poder, o prazer e dinheiro. Os que se dirigem ao templo para a oração são pessoas que andam arrumando seu interior conforme o coração de Deus.
• Finalmente há essa passagem que remete diretamente para o episódio da expulsão dos vendilhões do templo do Novo Testamento: “Acaso, esta casa, em que meu nome ´e invocado, tornou-se a vossos olhos uma caverna de ladrões?”
• Deus grande e belo mora no mundo. Com toda evidência, Ele não restringe sua presença aos limites das paredes de um templo. Será preciso dizer que todos os que se dispõem a entrar em contato com Ele, de modo especial, na delicadeza do serviço do culto serão pessoas que se empenham em viver coerentemente.
Frei Almir Ribeiro Guimarães
franciscanos.org.br