SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



segunda-feira, agosto 27, 2012

As mães rezam pelos seus filhos - dia de Santa Mônica

Santa Mônica, esposa, mãe e viúva
2Tessalonicenses 1, 1-5.11-12; Mateus 23, 13-22

Na liturgia de hoje fazemos a memória de Santa Mônica, a Mãe de Agostinho, a mulher que rezou pela conversão desse seu filho que veio a ser uma das glórias do cristianismo. Ela é tida como padroeira de todas as mães que sofrem com as loucuras dos filhos. Imaginamos a alegria de Mônica ao ver seu filho convertido e se tornado um gigante da fé.

Há mães que sofrem muito com os crimes e delitos perpetrados por seus filhos. Podemos imaginar a tristeza de uma mãe que vê seu filho se encaminhar pelas sendas da droga. Essa mulher vive sobressaltada. Ao ouvir a campainha da rua ou o toque do telefone sente medo. Tenta admoestar e aconselhar… mas o filho não deixa a senda da destruição. Não resta outra coisa senão derramar lágrimas diante do Senhor.

Imagino essa mãe que criou uma menina com todo cuidado. De repente a mocinha se entrega a um homem casado, bem mais velho do que ela e parte para longe para viver uma aventura com esse homem que na verdade não ama sua filha. A menina está cega. A mãe sofre e a mãe reza para que Deus abra os olhos de sua filha.

Penso na mãe desse rapaz que se enturmou com gente perigosa que trama assaltos e explosão de caixas eletrônicos…Fome de dinheiro, de carro, de motos… desejo de roubar para ter…e pensando que tendo será feliz… Esse rapaz de muitas mulheres, de filhos gerados sem consciência…Esse filho é preso… A mãe deverá levar comida e carinho para esse que, espera ela, depois de livre da cadeia possa começar uma vida nova… possa ter a coragem de abandonar suas loucuras, como Agostinho fez.

As mães rezam muito por seus filhos. Todas as mães são parecidas com Santa Mônica. Rezam quando os filhos saem de casa para a escola e o trabalho. Rezam para que voltem tranquilamente. Rezam para que escolham bem suas namoradas e seus namorados, que se casem para valer, que deixem de ser teimosos… As mães são todas parecidas com a mãe de Santo Agostinho.

Bela a oração da festa de hoje:
“Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho, Agostinho, dai-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão”.

Na Páscoa de 387 Mônica teve a alegria de assistir ao batismo do filho convertido. Pelo fim desse ano, tendo vivido por algum tempo em Cassiciaco com o filho e os amigos, morreu em Óstia, antes de embarcar para a África.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
franciscanos.org.r

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio