SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sábado, agosto 18, 2012

Dos que estão em estado de conversão

Ezequiel 18, 1-10. 13.30-32; Mateus 19, 13-15

Há aqueles homens que viverão e outros que morrerão. Esta é a tese do profeta Ezequiel exposta na leitura proclamada na liturgia de hoje. Cada um é responsável pela virtude que pratica ou pelo pecado que comete. Não é assim que os dentes de filhos de pais que comeram uvas verdes ficam pegando, embotados. A responsabilidade é de cada um.

Quem deverá viver? Aquele que é justo e pratica o direito, não presta culto a deuses estranhos, ao dinheiro, ao poder, ao sexo, em suma, que não levanta os olhos para os ídolos, aquele que respeita a própria mulher e a mulher do próximo. Viverá aquele é generoso: devolve o penhor, cobre o nu, alimenta o faminto, não empresta com usura. Ezequiel solenemente afirma que tal homem viverá. Deus promete julgar a casa de Israel por todos os seus procedimentos.

O profeta exprime um convite a que seus ouvintes se arrependam e se convertam: “Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado”. Há, assim o convite para a conversão, a transformação do coração. Michel Hubaut, franciscano francês, escrevendo sobre a conversão do cristão, assinala: “Converter-se não é em primeiro lugar passar do vício para a virtude, mas viver uma transformação radical: aceitar de não mais fazer sua vida sozinho, à força de teimosia, mas acolher em Jesus Cristo a iniciativa de Deus, a gratuidade de seu amor, de seu chamamento e de seus dons. Antes de tudo, em primeiríssimo lugar não há mais o eu, mas o Amor de Deus!”

Voltando ao texto de Ezequiel encontramos essas palavras esplendorosas: “Criai para vós um coração novo e um espírito novo”. Novidade de vida, fim da mesmice, da velhice, desse nosso ajeitar-nos aos nossos caprichos e rodarmos em torno de nós mesmos. Essa nauseabunda mania de nos colocar sempre no centro da passarela… O salmo 50 do qual se serve a liturgia deste dia vai na mesma linha e aprofunda nossa meditação: “ Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor não me afasteis da vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito”.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio