SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, agosto 23, 2012

Santa Rosa


Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina
2Corintios 10, 17-11,2; Mateus 13, 44-46

• A oração da festa de hoje diz bem o que representa Santa Rosa de Lima para a América Latina: “Ó Deus, que inspiraste Santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e viver em austera penitência, concedei-nos por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias”.

• A vocação para um seguimento mais de perto do Evangelho e de Jesus vem de uma inspiração divina. Jovens e menos jovens haveremos de permanecer atentos aos possíveis convites do Senhor para que venhamos a ter uma vida transparentemente evangélica respondendo aos apelos do Senhor com presteza e sem postergar.

• Rosa era inflamada no amor. Importante que os cristãos em seu amor por Deus e pelos irmãos sintam-se inflamados de amor ou sejam abrasados pela caridade. Os santos, no caso presente Rosa de Lima, foram abrasados desse amor.

• Ela foi convidada a deixar o mundo, quer dizer, a deixar uma mentalidade egoísta, buscadora de seus interesses pequenos, de suas coisas. Foi convidada a retirar-se do espirito mundano, sem com isso deixar de viver na terra dos homens, nesse mundo belo que saiu e sai da mãos do Criador bom. Mas certamente ele deixou o espírito de posse de pessoas e de coisas, de lutas por prestígio e fama. Realmente Rosa era do mundo sem ser do mundo.

• Essa menina ingressa na Ordem Terceira Dominicana. Não é religiosa, mas leiga, possuidora de um espirito de penitência corporal, próprio da época. Vive em austera penitência. Não é aqui o lugar de desenvolver o tema do ascetismo. Certo é que os santos de ontem, entre eles São Francisco, Santa Clara, Santa Isabel da Hungria fizeram penitenciais corporais exageradas. Necessário, no entanto, dominar a natureza, cuidar dos olhos, vigiando o corpo e o coração que podem fazer com que percamos a linha de conduta devido à concupiscência que mora em nós. Precisamos ter um programa de sadia disciplina. Não se trata de descartar o tema da ascese como se fosse obsoleto…. Jesus insiste no vigiar…

• Rosa cuida dos pobres e dos doentes, interessa-se por todos esses que precisam de alimento e de atenção, de paz e de consolo, de ajuda e de perdão. Ontem e hoje todo esse cortejo dos pobres de bens e de fé precisam da dedicação de vidas generosas, como a de Rosa de Lima. Muitos países da América Latina ainda hoje vivem situações de degradante miséria… Rosa de Lima interceda por todos os que resolveram estar com os mais empobrecidos.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio