SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, outubro 20, 2013

Liturgia para o 29º Domingo do Tempo Comum - 20 10 2013

Leituras

1ª Leitura - Ex 17,8-13
Salmo - Sl 120,1-2.3-4.5-6.7-8 (R. Cf. 2)
2ª Leitura - 2Tm 3,14 - 4,2
Evangelho - Lc 18,1-8


“Clamo por vós, Senhor, porque me atendestes!”

1.Introdução.
O pobre – verdadeiramente pobre – vive tempos difíceis e não tem a quem pedir socorro! Os ativistas dizem que não adianta rezar! É preciso arregaçar as mangas e sair à rua para a luta. “Sair no tapa” mesmo! Os piedosos, por sua vez, resignam-se esperando a vida eterna! Onde estará a verdade, qual seria posição correta para o cristão?

No Evangelho encontramos uma viúva que não se cansa de importunar um juiz iníquo para que lhe faça justiça! E no livro do Êxodo mostra que no momento difícil, Josué saiu a campo para a luta e Moisés subiu ao monte para rezar! Portanto, é lutar e rezar!

2.Palavra de Deus.
Ex 17,8-13 – Josué luta com a espada na defesa de Israel, enquanto Moisés ergue seus braços em oração. A vitória de Israel foi suada, mas aconteceu no final da tarde. A oração de Moisés garantiu a vitória da espada de Josué!

2Tm 3,14-4,2 – Timóteo aprendeu da própria mãe a procurar na Palavra de Deus a luz para superar as próprias dificuldades; e Paulo garante que não há outra instância de poder e iluminação a não ser na Palavra de Deus!

Lc 18,1-8 – A parábola de Jesus indica a perseverança na oração como meio para superar até os juízes iníquos. A viúva, pobre e desamparada, conseguiu, na marra, justiça em seu favor!

Reflexão.
• A viúva era uma criatura protegida por lei; mas, na prática, vivia abandonada e exposta ao roubo e à exploração até da parte dos próprios juízes em Israel. Viúva, modelo de criatura explorada, humilhada e destruída pela sociedade. Para os pobres, os rigores da lei e para os poderosos as vantagens da impunidade! O mundo do pecado é antigo na História humana!

• “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por Ele? (...) Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa!” A oração perseverante do pobre sempre será ouvida por Deus! Talvez, não do jeito esperado pelo próprio pobre, mas será atendida com certeza!

• A habilidade de Josué no manejo da espada era superada pela coragem dos inimigos; mas a oração de Moisés fortalecia os braços dos guerreiros de Josué! Aliança entre oração e ação é necessária nas batalhas dos cristãos, sejam elas internas ou externas. O homem sem Deus é um derrotado, mas com Deus será um vitorioso!

• Não há lugares ou posturas especiais para a oração. Podemos rezar no “leito de noite”, no ônibus que nos leva ao serviço, na cadeira enquanto espero ser atendido no consultório ou enquanto saboreio uma fruta gostosa que restaura minhas forças.... Mas não esqueçamos que Jesus aconselha entrar no próprio quarto (no coração) e rezar em silêncio a Deus. O mundo moderno gosta do barulho... não será por isso que está longe de Deus? Deus não está no barulho!

• O gosto e a procura da Palavra de Deus como luz divina é uma ciência que se apreende desde a infância e na escola dos pais! Existe o provérbio que diz: “Fé é sugada no seio da mãe e é aprendida nos joelhos do pai!” Fora disso não há catequista que substitua o magistério familiar!

“Eis que o Senhor vela sobre aqueles que o temem!”

por Frei Frei Carlos Zagonel

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio