SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, novembro 28, 2013

Exéquias de frei Fernando Cornélio



A Igreja estava lotada, com os familiares de frei Fernando, amigos de várias cidades do Nordeste onde ao longo dos seus quase quarenta anos de trabalhos religiosos frei Fernando Cornélio passou.
O Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Frei Luiz Gonzaga Pepeu presidiu na tarde desta quarta-feira 27 de novembro a Missa de corpo presente do Frei Fernando Antonio Fonseca Cornélio na Igreja do convento dos capuchinhos em Caruaru, Pernambuco. Concelebraram Dom Frei Magnos Henrique Lopes, Dom Bernardino Marchió, Frei Francisco de Assis Barreto, ministro provincial e os confrades capuchinhos da Província do Nordeste do Brasil – PRONEB, além de Padres da Diocese de Caruaru. Depois da celebração, o corpo do frade capuchinho foi transportado para o cemitério Parque dos Arcos, nesta cidade, onde foi sepultado em um jazigo da Província.

Frei Fernando Cornélio nasceu aos 19 de maio de 1951 em Campanha-MG. Era filho de Ernani Carvalho Fonseca e Léa Fonseca Cornélio. Foi batizado na Igreja Catedral de Santo Antônio, em sua cidade natal, um dia após o seu nascimento, 20 de maio pelo Padre José Ribeiro da Silva. Recebeu a crisma também em 1951 pelas mãos de Dom Frei Inocêncio Engelke, OFM.

I




Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, realizando o noviciado no ano de 1984 no Seminário São Fidélis em Piracicaba-SP pertencente à Província dos Capuchinhos de São Paulo, tendo como mestre Frei Rogério Rodrigues e emitiu a profissão temporária aos 16 de março de 1985. Ainda estudante pediu transferência para Província Nossa Senhora da Penha do NE do Brasil. Fez a profissão perpétua a 12 de março de 1988. Depois de ter concluído os cursos de Filosofia e Teologia no Instituto de Teologia do Recife - ITER foram lhe conferidas às ordens menores de leitor e acólito no dia 20 de outubro de 1987. Foi ordenado diácono no dia 1º de maio de 1988, na Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário do Pina, em Recife-PE, por Dom Eliseu Gomes de Oliveira, OCarm., então bispo de Itabuna-BA; e a ordenação presbiteral em 16 de julho de 1988 pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSsR, então bispo de Campanha.

Ofícios assumidos: guardião e ecônomo das Fraternidades: Convento Santo Antônio (Natal-RN), Convento Sagrado Coração de Jesus (Maceió-AL), Convento São Félix de Cantalice (Recife-PE), Convento Nossa Senhora da Penha (Recife-PE); administrador paroquial da Paróquia N. Sra. do Rosário, bairro do Pina, em Recife-PE e da Paróquia Nossa Sra. dos Remédios em Catolé do Rocha-PB; vigário paroquial na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus em Caruaru-PE, ecônomo provincial, vigário provincial.

Charles Cavalcanti/ com informes da PRONEB.




Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio