SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quarta-feira, maio 28, 2014

Dionísio, Dâmaris e outros

Quarta-feira da sexta semana da Páscoa
Atos 17,15.22-18, 1; João 16,12-15

Os Atos nos falam que Paulo está em Atenas. Ali faz, no areópago seu famoso discurso. Quando aborda o tema da ressurreição dos mortos faz com que seus ouvintes se retirem dizendo: “Quanto a isso te ouviremos numa outra ocasião”. No final do trecho hoje proclamado lemos: “Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles”.

Misteriosos os efeitos da pregação, do anúncio de Jesus ressuscitado! Há os que conseguem ouvir com as entranhas. Há, de outro lado, os que se recusam a dar seu assentimento. Estamos diante do mistério da ação de Deus nos corações e da abertura ou fechamento da pessoa. Nós, cristãos, temos convicção de que não podemos deixar de anunciar a vitória de Jesus sobre o absurdo, sobre a morte. Temos consciência de a partir da paixão, morte e ressurreição de Jesus começou um mundo novo. Muitos de nós, desde a nossa mais tenra idade, fomos respondendo a esta Palavra que nos foi renovando interiormente, fazendo com que literalmente renascêssemos, fossemos criatura novas.

A resposta que os homens podem dar ao Evangelho depende de muitas circunstâncias.

● Há a figura do pregador, do anunciador. Este teve encontros pessoais e comunitários com o Cristo. Não fala de si, mas é portador de uma novidade: a vida tem sentido, o amor vence o ódio, viveremos transparentemente, seremos do Senhor e esperamos sua plena manifestação em nossa vida .
● Há o testemunho de um grupo de cristãos, de uma comunidade sincera e fervorosa. A evangelização, sobretudo em nossos dias, passa de modo especial pelo testemunho de homens e mulheres límpidos e transparentes que vivem sem duplicidade, com generosidade, espírito criativo a fé cristã.
● Sempre é assim que o trabalho do evangelizador é preparado e acompanhado pela graça do Senhor. O pregador e o missionário são instrumentos. Eles se colocam à disposição das intenções do Senhor.
● Devemos ainda dizer que, as mais das vezes, a evangelização surte efeito quando o coração das pessoas que ouvem a Boa Nova está desejoso de salvar sua vida da mediocridade.

Os Atos nos dizem que, em Atenas, por ocasião da pregação de Paulo alguns uniram-se aos apóstolos. Entre esses estavam Dionísio, o areopagita, e uma mulher chamada Dâmaris.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
www.franciscanos.org.br



Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Santíssima Virgem Maria, movido pelo ardente desejo de amar-vos como Mãe querida e promover uma terna devoção ao Vosso Imaculado Coração, digníssimo de todo amor e veneração e tão transpassado de dor pelas blasfêmias e ingratidões dos homens, humildemente me prostro ao vossos pés e consagro ao vosso coração doloroso e imaculado para sempre: meu corpo, minha alma, minha vida, meu coração e todo o meu ser. Aceitai, Mãe amorosíssima, esta consagração e guardai-me sempre em vosso coração materno. Ó, minha terna Mãe, em vós confio, quero amar-vos sempre mais e servir-vos com toda felicidade. Abençoai-me, protegei-me e preservai-me de todo o mal. Amém


Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio