SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sábado, outubro 04, 2014

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - 4 DE OUTUBRO

PROGRAMAÇÃO
6:30 - MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS BEM FEITORES FALECIDOS
Celebrante - Fr Carlos Alexandre Lima da Silva, OFMCap

16:00 - BENÇÃO DOS ANIMAIS

19:00 - MISSA SOLENE E PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO
Celebrante - Dom Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap, Bispo da Diocese de Salgueiro/Pe


VOCÊ QUER SER UM FRADE CAPUCHINHO?

O que você vai ser?
Você é jovem. Tem todo o futuro aberto à sua frente. O que você vai fazer com essa sua vida tão preciosa. Neste livrinho, nós estamos querendo ajudá-lo a escolher um caminho. Falamos da possibilidade de você ser um missionário, uma pessoa consagrada a Deus. Pode até ser que o seu caminho não seja este, mas já foi para muitos jovens como você. Ainda está sendo. E, pelo menos, poderá ajudar você a escolher melhor, a confirmar melhor o que fazer de sua vida. Nós falamos de vocação para ser um frade capuchinho.

O que é vocação?
A vocação é um chamado de Deus ao qual a gente tem que responder todos os dias da vida. Cada pessoa tem de tomar consciência da vocação que sempre teve. A gente começa a perceber o que Deus quis no dizer desde o nosso nascimento até hoje, para ver se está respondendo de acordo com o chamado. Não se devem esperar "sinais" muito claros, milagrosos. O chamado vem, em geral, pelo que descobrimos em nós mesmos sobre as nossas inclinações e gostos. O fundamental é conhecer a si mesmo e, a partir disso, tentar fazer um projeto de vida: o que é que eu vou fazer, daqui a diante, da minha vida. Alguns sinais da vocação religiosa: Gostar de ser de Deus, de rezar. Gostar de prestar serviços aos outros, Gostar de conviver com os outros. Ter a saúde necessária para doar-se, mesmo com sacrifícios. Ninguém pode achar que tem vocação para a vida religiosa só por medo de enfrentar outras situações, por exemplo, por não querer casar-se.

Por que ser um frade?
Um frade é antes de tudo uma pessoa consagrada a Deus, que se entrega totalmente a Ele e, por amor dele, está disposta a prestar serviços aos mais necessitados. Em vez de cuidar da própria família, acha que tem amor suficiente para cuidar dos que não têm ninguém que olhe por eles. A palavra Frade quer dizer irmão, e dá um dos sentidos mais importantes da vocação. Um frade é uma pessoa que está disposta a viver a vida inteira com outros irmãos, sem se casar, dando testemunho para todas as pessoas de que, no céu, nós vamos viver para sempre um profundo amor de irmãos e irmãs entre todas as pessoas. Um frade é alguém que coloca todo o seu apoio, toda a sua esperança e toda a sua força, por amor a Deus, nos outros frades, seus irmãos. Sua garantia não esta no dinheiro, na saúde, num diploma, numa família, nem mesmo numa instituição. São os outros irmãos. Um frade tem o coração aberto para amar todas as pessoas, mesmo as mais difíceis. É claro que sempre a gente ama algumas pessoas mais intensamente, com mais alegria, mas sem querer ser o dono delas. Algumas outras pessoas a gente ama com mais dificuldade, mas sabe ir descobrindo o que elas têm de bom porque todos os filhos de Deus têm muitas coisas boas, mesmo que, logo no início, a gente não consiga ver. Por isso, São Francisco chegou a dizer que nós devíamos receber bem até os ladrões.

Por que um franciscano capuchinho?
Há muitos jeitos de ser um Frade, em ordens ou congregações muito diferentes. Os frades franciscanos seguem a proposta de vida de São Francisco de Assis. São Francisco e Santa Clara de Assis foram dois grandes santos que viveram oitocentos anos atrás e deixaram um bonito caminho espiritual que milhões de pessoas têm seguido até hoje. Na proposta franciscana, um dos aspectos mais importantes é levar extremamente a sério a vida em fraternidade, o amor entre os Irmãos e com todos os irmãos e irmãs deste mundo. Mas Francisco e Clara queriam principalmente seguir Jesus Cristo. Como Jesus Cristo tornaram-se pobres e penitentes. No fim, tornaram-se verdadeiramente "outros Cristos". Eles nos ensinam, com uma força especial, a descobrirmos Jesus Cristo dentro de nós mesmos e a nos transformarmos em bons filhos de Deus, como eles. Oitocentos anos atrás, São Francisco e Santa Clara fundaram três "ordens", os grupos de pessoas que seguiram seus passos no caminho de Deus. Um desses grupos para homens foi o dos frades franciscanos (OFM, OFMConv e OFMCap). Outro foi o das Irmãs Clarissas, para as mulheres que queria retirar-se para levar uma vida contemplativa. Outro admitia qualquer pessoa, mesmo as que queriam viver como casadas e trabalhando fora como todos os bons cristãos. Com o tempo, essas famílias se multiplicaram. Mesmo a Ordem Terceira, que era para pessoas leigas, acabou dando origem a muitas congregações religiosas, tanto de homens como de mulheres. Esses grupos surgiram desde o tempo de São Francisco, mas grande parte é dos séculos XIX e XX. São chamados de Terceira Ordem Regular. Quando colocamos um OFMCap, aí atrás, queríamos falar dos frades capuchinhos, um ramo dos franciscanos que se formou no século XVI, pouco depois do descobrimento do Brasil.

Missionários?
Missão quer dizer envio. Quer dizer que alguém nos mandou fazer alguma coisa importante. Muito importante. Ir buscar água ou comprar pão não é uma missão. Missionário é quem recebeu uma missão de Deus. Um dos sentidos comuns da palavra "missionário" é o de uma pessoa enviada para o meio de outro povo para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. Mas, onde houver necessidade de Jesus Cristo há um campo de vida e de trabalho para todos os missionários e missionárias. Nós pensamos na Missão de Jesus, a que ele recebeu de Deus Pai, quando nasceu como um ser humano. A missão dele é vir anunciar o Amor, que é Deus, que é a "vida em plenitude". Já foram escritas páginas belíssimas da história das Missões por homens e mulheres que, por amor de Jesus Cristo, chegaram a dar a sua vida países estrangeiros ou no meio de culturas que não conheciam ou não aceitavam o Evangelho. Não só deram a sua vida morrendo como mártires, mas também vivendo integralmente muitos anos na doação aos mais necessitados, aos excluídos. Mas não pode ser missionário da Boa Nova quem não se deixou embeber totalmente por ela. Nós não somos carteiros do Evangelho, que levamos a mensagem em um envelope: somos testemunhas, que levamos Jesus vivo em nossas vidas.

Por que Frades Capuchinhos?
Os frades franciscanos, os irmãos que conviveram com São Francisco, que também era um dos frades, começaram no século XIII e logo se espalharam por todo mundo conhecido daquele tempo. A proposta de São Francisco e o seu exemplo encantam muitas pessoas. Em todo caso, as coisas boas geralmente não são fáceis. Não era fácil viver aquele generoso amor fraterno, aquela pobreza radical, aquela obediência tão comprometedora de São Francisco. Depois que ele morreu houve uma tendência para ir sempre tornando as coisas mais fáceis. Mas também houve sempre reações para voltar ao espírito original. Foi num desses esforços de volta às origens que nasceram os frades capuchinhos. Eles também se espalharam bem depressa por todo o mundo daquele tempo. Hoje, estão bem representados em mais de noventa países, em todos os continentes. Também vieram para o Brasil já no século XVII. Quando se permitiu que recebessem vocações brasileiras, já no finzinho de século XIX, começaram a crescer e, hoje, são mais de mil e duzentos em nossa terra. Com os outros franciscanos e franciscanas, das três Ordens, formam hoje uma ativa Família Franciscana do Brasil, que cultiva os esforços para essa vocação de milhares de brasileiros e brasileiras seja vivida com ardor cada vez maior.

Você quer ser um frade capuchinho?
Você pode dar um sentido e um valor muito maior a sua vida sendo um Frade Capuchinho. O que mais dá sentido à vida de uma pessoa é o amor que ela é capaz de viver. Claro que você também pode ter a felicidade se encontrar uma boa mulher e constituir uma bonita família, vindo a ter filhos e netos que o amem e a quem você poderá dedicar o seu amor e desvelo. Mas procure conhecer bem o seu coração, por tudo que você já viveu até agora. Pode ser que Deus queira fazer você feliz em um amor muito mais amplo, aberto a muitos irmãos, a muitas pessoas que você vai amar e que também vão amar você por toda a vida. O que importa é que, mesmo quando acabar esta vida na terra, a gente continue a viver um amor sem fim entre todas as pessoas, na casa de Deus. Veja bem qual pode ser o seu caminho. Se você sentir que o seu caminho pode ser esse, de uma vida religiosa consagrada como um religioso, procure entrar em contato com os Frades Capuchinhos, nos endereços que lhe estamos dando no fim deste livrinho. Você não vai ficar imediatamente comprometido. Os Frades Capuchinhos vão lhe dar diversas oportunidades de você analisar melhor sua vocação, na sua casa mesmo e também nas casas deles. Só quando você se sentir realmente decidido é que vai assumir a responsabilidade de ser um Frade Capuchinho. Afora vamos falar um pouquinho mais sobre São Francisco de Assis, sobre as Ordens que ele fundou e sobre os Frades Capuchinhos.

http://www.procasp.org.br/


BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor te abençoe e te guarde, 
Mostre a ti o seu rosto e tenha misericórdia de ti. 
Volte para ti o seu olhar e te dê a paz 

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio