SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, outubro 09, 2014

Perseverar na súplica.

Leituras do Dia

1ª Leitura - Gl 3,1-5
Salmo - Lc 1,69-70. 71-72. 73-75 (R. Cf. 68)
Evangelho - Lc 11,5-13


A parábola, fora do seu contexto, se oferece às mais variadas interpretações. A parábola está estritamente ligada ao tema do específico da oração cristã. Ela exemplifica a oração que Jesus ensinou aos seus discípulos. Tomada no seu conjunto, a parábola exorta à necessidade de perseverar na súplica por aquilo que é essencial para a vida cristã e humana. Em primeiro lugar, a parábola revela algo de Deus: Deus é muito mais generoso e disponível do que um amigo que socorre o outro ou um pai de família que supre as necessidades dos seus filhos. A perseverança na súplica, requerida do discípulo, é importante, pois somente Deus pode dar aos seus filhos o que realmente precisam. Tudo o que é bom, é dom de Deus. A súplica, no entanto, exige a confiança de ser atendido (vv. 9-10). Mas cabe observar que na súplica a Deus confessamos nossa miséria, isto é, não podemos nos dar o que suplicamos, nem sabemos se o que pedimos é o que Deus quer, efetivamente, nos dar. É preciso abertura para receber não somente o que pedimos, mas o que Deus tem a nos dar. No entanto, na oração do cristão há uma súplica que se impõe como característica de sua relação filial com Deus e à qual podemos ter a certeza de sermos atendidos: a súplica pelo Espírito Santo.

Carlos Alberto Contieri, sj


ORAÇÃO
Pai, que a minha oração seja plena de confiança em ti, pois sei que queres dar-me o que tens de melhor, o Espírito Santo.

paulinas.org

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio