SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



terça-feira, outubro 21, 2014

Quando um casal é capaz de rezar

LITURGIA DIÁRIA - 3ª-feira da 29ª Semana Tempo Comum, VERDE

Leituras do Dia
1ª Leitura - Ef 2,12-22
Salmo - Sl 84,9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Cf 9)
Evangelho - Lc 12,35-38

Há muitos tipos de casais. Há esses casais fugazes que se formam ao sabor das emoções e se desfazem sem mais nem menos quando vivem outras emoções. Duram o tempo de uma paixão, o tempo de um afeto passageiro. Há casais que se unem sem lenço nem documento, mas com vontade de acertar. Há esses casais que se preocupam com a verdade do outro, com a dignidade do outro, com a beleza interior do outro. Há também esses casais que no meio das coisas e das preocupações da vida procuram viver sua vida sob o olhar do Senhor. Buscam sem cessar o Altíssimo. Certa vez ouvi de um casal a seguinte afirmação: “Deus não é hóspede em nossa casa, mas é membro de nossa família”. Bela e encantadora esta afirmação.

Não é fácil ser íntimo do Senhor. A oração é sempre tarefa desafiadora. Quando um casal é capaz de rezar as coisas se transformam. Toda a família se dá conta que o clima muda. Pai e mãe, marido e mulher como que ganham uma luz em seu semblante. Os filhos, de repente, surpreendem a mãe sentada na sala balbuciando um salmo ou desfiando as contas do rosário. Bonito mesmo é ver o casal em postura de oração, os dois, ou numa igreja. Belo ver o casal dirigir-se à capela do Santíssimo, passando um tempo de recolhimento. Belo ver marido e mulher voltando juntos da mesa da comunhão. Um casal que reza está buscando a solidez de seu casamento, constituindo sua casa como Igreja doméstica, casal que assim coloca sua casa sobre a rocha, que toma decisões com a luz do Evangelho e as exigências do Sermão da Montanha. Assim, casamento e família ganham outra dimensão. Será que não está na hora de colocar o Senhor em nossas famílias?

Sonho com novas e mais sólidas preparações para o casamento. Sonho com catequeses de crisma que acompanhem os jovens na vivência do amor. Sonho com jovens sedentos de Deus.

Frei Almir Guimarães
franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio