SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



segunda-feira, dezembro 01, 2014

Guiados pela luz do Senhor

“Diálogo autêntico é encontro entre pessoas com um nome, um rosto, uma história”. Papa Francisco

2ª FEIRA da 1ª SEMANA do Advento, roxo

Leituras do Dia
1ª Leitura - Is 4,2-6
Salmo - Sl 121 (122), 1-2. 3-4a. (4b-5. 6-7) 8-9 (R. 1)
Evangelho - Mt 8,5-11


Isaías é um dos nossos companheiros no tempo do Advento. Ele é mesmo conhecido como o evangelista do Antigo Testamento. O profeta fala de Jerusalém como aquela que dominará as colinas. O Senhor se dispõe a julgar os povos e as nações. Aquele que vem será o príncipe da paz e facho de luz. “Ele há de arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices; não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. Vinde, todos das casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor”.

Duas ideias aparecem nitidamente: construção da paz e iluminação das vidas.

Os tempos do Messias serão de paz. O menino das palhas é o príncipe da paz. Crescendo, falando, agindo, morrendo e ressuscitando ele será polo de união e de conciliação. Ele quer fazer de dois um só povo. Anuncia uma época de perdão dos pecados. Ao longo de suas caminhadas encontrou homens e mulheres que gemiam sob o peso do pecado. Sentindo-lhes o coração ferido aproximou-se deles.

Deu-lhes a paz. O pecado, esse dilaceramento interior que tanto faz sofrer os corações sensíveis e delicados, não pode ser eliminado com nossos próprios empenhos e forças. No tempo do Messias não haverá mais lanças e espadas para matar. Estas serão transformadas em instrumentos para arar a terra. Nesses tempos novos, ninguém mais pegará em armas.

Os tempos do Messias serão tempos de iluminação. A festa que está para vir é a festa da luz. Há luzes nos parques, nas lojas, nas igrejas e em nossas casas. Um povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz. Na noite santa do Natal tudo será luminosidade e a árvore terá o cintilar de lâmpadas multicoloridas. O Senhor que vem, mais tarde, colocará luz nos olhos dos cegos, desobstruirá as vistas do coração, será a luz do mundo. Preparar-se para o Natal é abrir-se à luz de Deus que vem dar brilho e claridade aos passos dos nossos pés.

Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos a vinda de Cristo, vosso Filho. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio