SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



terça-feira, dezembro 16, 2014

Quem nos leva à festa do Natal?

3ª FEIRA da 3ª SEMANA Advento, roxo

Leituras do Dia
1ª Leitura - Sf 3,1-2.9-13
Salmo - Sl 33 (34), 2-3. 6-7. 17-18. 19.23 (R. 7a)
Evangelho - Mt 21,28-32

Viver em estado de advento!

Senhor “por amor aos homens vem de novo a esta terra!” Este é o apelo que domina o tempo do Advento. Deus estaria ausente? Não, sabemos que ele se faz presente em nossa vida e em nossa história. Nós é que tomamos distância dele. Deixamos nos envolver com nossas preocupações e nos prender em nossos trabalhos. Esquecemo-nos dele.

A maioria dos textos que lemos no tempo do Advento constitui uma pedagogia viva cuja finalidade é despertar nosso coração adormecido de seu torpor espiritual. O Senhor quer fazer de cada um de nós “vigias da aurora”, sentinelas do amor.

Estamos sempre voltando para o Senhor. Preocupados com muitos detalhes e obrigados a nos “distrair” do essencial não temos mais consciência que nossa vida pessoal e coletiva se inscreve no dinamismo de uma esplendorosa Aliança de amor, uma longa história de salvação.

Durante o tempo do Advento pedimos que o Senhor, ainda uma vez, rasgue a espessura de nossas trevas, dilate nossos horizontes acanhados e venha morar em nosso coração e em nossa terra.

Três grandes personagens serão nossos guias nesse despertar espiritual: o profeta Isaías, o precursor Joao Batista e Maria, a mulher da fé.

Isaías haverá de nos ajudar a enraizar nossa esperança na espera multissecular de nossos antepassados, na fé de Abraão e no êxodo de Moisés. O profeta vai reavivar em nós “as promessas messiânicas” que fizeram do povo de Israel um povo de peregrinos e que fazem ainda da Igreja do Cristo um povo de caminhantes que se orientam para a plenitude do Reino do Amor.

Isaías nos convida a nos deixar sermos modelados pelo Criador, oleiro amoroso de sua criação que, dia após dia, toma a argila de que somos feitos para nos dar rosto de eternidade e fazer de nossa terra a matéria de seu Reino.

João Batista nos convidará, por sua vez, a fazer com que borbulhe novamente em nós a água de nosso batismo, gritando de uma voz forte: “Convertei-vos! Mudai a direção de vossos pensamentos. Abri os olhos, e sede vigilantes porque, em vosso meio, está Alguém que não conheceis! Ele já se fez presente! Abri-lhe as portas de vosso coração de vossas comunidades. Preparai-lhe um caminho para que ele possa chegar ao mais íntimo de vosso ser”.

Maria nos associará à sua própria fé disponível a fim de que possamos, nós também, acolher as imprevisíveis visitas de Deus. Ela intercederá junto ao Senhor para que o Espírito “nos cubra com sua sombra” a fim de possamos encarnar o Amor no cotidiano e assim dar à luz uma terra nova.

Ela, a Virgem do “sim” fará de nós homens do Advento, enraizados na fidelidade ao Senhor, capazes de perceber sua presença amorosa e atuante em nosso presente e acelerar o advento da glória do Senhor.

Michel Hubaut
Revista Prier, dez. 1990

franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio