SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, dezembro 19, 2014

Natal: a paz que desce do céu!

Leituras do Dia
1ª Leitura - Jz 13,2-7.24-25a
Salmo - Sl 70 (71), 3-4a. 5-6ab. 16-17 (R. Cf. 8a)
Evangelho - Lc1,5-25


A antífona de entrada para a missa da noite do dia 24 de dezembro convida: “Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz”. O convite para se alegrar é feito a todas as pessoas de boa vontade que habitam o orbe terrestre. A razão é o nascimento do Salvador que traz consigo a certeza de que a paz há de reinar em todo mundo.

Na exortação apostólica sobre “a alegria do Evangelho” (n.2), o Papa Francisco diz que “o grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é a tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho”. Para fazer frente a isso, podemos nos deixar contagiar pela boa nova trazida pelos anjos na noite do Natal: “nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11). O Papa afirma que o exemplo vem dos pobres: “Posso dizer que as alegrias mais belas e espontâneas, que vi ao longo da minha vida, são as alegrias de pessoas muito pobres que têm pouco a que se agarrar” (n. 7). É a genuína constatação de que, para ser feliz, a pessoa não precisa ter muitos bens. Basta estar em paz consigo, com as pessoas que nos rodeiam e com Deus.

Onde existe alegria também tende a reinar a paz. Por isso, a segunda grande notícia da noite do Natal é: “desceu do céu a verdadeira paz”.

Em meio a uma sociedade onde, sempre mais, as pessoas tendem a se fechar em seu mundo particular, a proposta da paz vem como grande luz “a iluminar a todos os que habitavam nas sombras da morte” (Is 9,1). Aqueles que se deixam iluminar pela luz tornam-se instrumentos de paz e oferecerão o perdão a aqueles que os magoaram. Estes irão constituir famílias que vivem em harmonia e comunidades onde se preza a fraternidade.

O Natal de 2014 é comemorado no início do Ano da Paz proposto pela CNBB. Com isso, ele pode servir para impulsionar ações em prol da paz a serem desenvolvidas ao longo de 2015. O convite é para que todas as comunidades e todas as pessoas se engajem na construção de uma sociedade menos individualista e mais fraterna, uma sociedade menos agressiva e mais compreensiva, menos discriminadora e mais inclusiva.

Faço votos de que as comemorações do presente Natal tragam alegria e paz aos lares e que renovem a esperança de um futuro mais harmonioso e feliz para todos. Que a mensagem de alegria e paz que os anjos revelaram aos pastores também se torne a grande mensagem desta noite em que comemoramos o nascimento do “príncipe da paz” numa pequena gruta de Belém, na Judéia. Um feliz Natal para todos!

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

cnbb.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio