SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, dezembro 07, 2014

Preparai os caminhos - 2o domingo do ADVENTO

Leituras do Dia
1ª Leitura - Is 40,1-5.9-11
Salmo - Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 (R.8)
2ª Leitura - 2Pd 3,8-14
Evangelho - Mc 1,1-8

O tempo do Advento coloca-nos diante da realidade da história e o anúncio da esperança: Consolai o meu povo! Estamos na Campanha para a Evangelização com o tema “Cristo é a nossa paz”, que também nos introduz no ano da Paz no Brasil. Nós unimos esse clamor com o ano da Esperança em nossa Arquidiocese e o Ano Mundial da Vida Consagrada, iniciado domingo passado. Esses sinais de vitalidade da Igreja, unidos ao tempo do Advento, são para nós uma bela ocasião para retomarmos com afinco a nossa vida de discípulos- missionários neste mundo de tantas perseguições e dificuldades para as pessoas de fé. Por isso mesmo que o Advento nos interpela sobre a Esperança e a Preparação dos caminhos do Senhor em nossa vida e na vida de nosso povo. A sociedade necessita de cristãos que testemunhem a alegria da vida em Cristo e contagiem com o bem a história de hoje.

Por mais que a humanidade se julgue autossuficiente, é tão insuficiente; por mais que deseje ser seu próprio deus, não passa de pó que o vento leva. Poderíamos pensar: pobres de nós que vivemos uma vida tão cheia de percalços e angústias, de lutas e lágrimas, de desafios que, às vezes, parecem mais fortes que nós! Eis a humanidade! Como no passado, ainda hoje precisamos de um Salvador; como Israel que esperou, nós, Igreja de Cristo, suplicamos: Vem, Senhor! Manifesta o teu poder! Que passe logo esse mundo de tanta ambiguidade e provação; que venha a plenitude do teu Reino, que venha o teu Dia, que venha logo a plenitude da tua graça! É este o horizonte para contemplarmos a Palavra de Deus deste II Domingo do Advento. A antífona de entrada da Missa deste domingo é tirada do Profeta Isaías, e já nos é de tanto consolo: “Povo de Sião – somos nós, meus irmãos, somos nós! –, o Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz!” (Is 30,19.30). Sim! O Senhor vem! Aquele que nunca nos deixou, e vem sempre nas pequenas coisas e ocasiões da vida, ele mesmo virá, um Dia, no fulgor da sua glória: ele, nossa justiça, ele, nossa esperança, ele, nosso Salvador. Aquele que virá no final dos tempos já veio no Mistério da Encarnação, nascido de Maria – e vem até nós no tempo que se chama “hoje”.

Portanto, sejamos anunciadores da esperança da salvação em Cristo Jesus e, por isso, não desanimemos, não temamos, não percamos o rumo da nossa vida, não esfriemos na nossa fé e na nossa esperança: tudo caminha para esse encontro com Aquele que vem! Deus não se esqueceu de nós, não virou as costas para o mundo, não abandonou a sua Igreja! Recobremos o ânimo, renovemos as nossas forças, colocando no nosso Deus a nossa esperança e a nossa certeza! Olhando para o nosso Deus, quanta esperança e certeza de salvação!

É neste tempo litúrgico que a Igreja propõe à nossa meditação a figura de João, o Batista. Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, dizendo: “Voz do que clama no deserto; preparai os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas”. Somos chamados a nos preparar para renovar a alegria do dom da Encarnação que celebraremos neste Natal. E somos chamados a anunciar essa vida ao mundo de hoje. A missão de João Batista foi a de ir à frente do Senhor para preparar os seus caminhos. Esta seria sua vocação: preparar para Jesus um povo capaz de receber o Reino de Deus e, por outro lado, dar testemunho público d´Ele. Não se dedicará a essa missão por gosto pessoal, mas por ter sido concebido para isso! E irá realizá-la até o fim, até dar a vida no cumprimento da sua vocação. 

A vocação abarca a vida inteira e leva a fazer girar tudo em torno da missão divina. Cada homem, no seu lugar e dentro das suas próprias circunstâncias, tem uma vocação dada por Deus: para que ela se cumpra dependem muitas outras coisas queridas pela vontade divina. Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas… O Batista é a voz que anuncia Jesus. Essa é a sua missão, a sua vida, a sua personalidade. Todo seu ser está definido em função de Jesus, como teria que acontecer na nossa vida, na vida de qualquer Cristão. O importante de nossa vida é Jesus.

O Precursor indica-nos também a nós o caminho que devemos seguir: o importante é que Cristo seja anunciado, conhecido e amado. Só Ele tem palavras de vida eterna, só n’Ele se encontra a salvação. A atitude de João é uma clara e enérgica advertência contra o desordenado amor próprio que sempre nos incita a colocar-nos indevidamente em primeiro plano. Uma preocupação de singularidade, a ânsia de sermos protagonistas não deixaria lugar para Jesus. Sem humildade, não poderíamos aproximar os nossos amigos de Deus. E então a nossa vida ficaria vazia.

Na próxima semana, no Domingo Gaudete, iremos fazer nacionalmente a coleta pela evangelização! Uma iniciativa da CNBB, que deve ser acolhida por todos nós. Que a nossa generosidade seja do tamanho de nosso país. Esse momento deve nos envolver para que sejamos corresponsáveis pelos lugares aonde não há recursos financeiros para a ação evangelizadora. Sejamos generosos e vamos colaborar com a evangelização.

A nossa grande alegria será termos aproximado de Jesus, como fez o Batista, muitos que estavam longe ou se mostravam indiferentes, sem perdermos de vista que é a graça de Deus, não as nossas forças humanas, que consegue levar as almas ao Senhor. Ensinava Santo. Agostinho: “Não queirais viver tranquilos até conquistá-los para Cristo, porque vós fostes conquistados por Cristo”.

Deus quer se servir de nós, de você, para preparar os homens de hoje para a vinda do Cristo no Natal. Preparemo-nos para preparar os caminhos do Senhor no coração das pessoas! 

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

cnbb.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio