SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, dezembro 26, 2014

Santo Estevão, o primeiro mártir . Festa

Leituras do Dia
1ª Leitura - At 6,8-10; 7,54-59
Salmo - Sl 30(31),3cd-4.6 e 8ab.16bc e 17 (R. 6a)
Evangelho - Mt 10,17-22


Avançaram todos juntos contra Estêvão; arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito” (Atos 7, 59)

Respiramos ainda o clima do natal. Ontem tínhamos diante dos olhos a ternura de um nascimento. No dia de hoje vemos correr o sangue de Estêvão, o primeiro dos mártires, aquele que, pouco depois da morte e ressurreição de Jesus, deu a vida pela fé.

“Ontem celebrávamos o nascimento temporal de nosso Rei eterno; hoje celebramos o martírio triunfal de seu soldado.

Ontem o nosso Rei revestido de nossa carne e saindo da morada de um seio virginal, dignou-se visitar o mundo; hoje o soldado, deixando a tenda do corpo, parte vitorioso para o céu.

O nosso Rei, o Altíssimo, veio por nós na humildade, mas não pôde vir de mãos vazias. Trouxe para os seus soldados um grande dom, que não apenas os enriqueceu imensamente, mas deu-lhes uma força invencível no combate: trouxe o dom da caridade que leva os homens à comunhão com Deus.

Ao repartir liberalmente o que trouxera, nem por isso ficou mais pobre: enriquecendo de modo admirável a pobreza de seus fiéis, ele conservou a plenitude de seus tesouros inesgotáveis.

Assim, a caridade que fez Cristo descer do céu à terra, elevou Estêvão da terra ao céu. A caridade de que o Rei dera exemplo logo refulgiu no soldado.

Estêvão para alcançar a coroa que seu nome significa, tinha por arma a caridade e com ela vencia em toda a parte. Por amor de Deus não recuou perante a hostilidade dos judeus, por amor ao próximo intercedeu por aqueles que o apedrejavam. Por esta caridade repreendia os que estavam no erro para que se emendassem, por caridade orava pelos que o apedrejavam para que não fossem punidos.

Fortificado pela caridade, venceu Saulo, enfurecido e cruel, e mereceu ter companheiro no céu aquele que tivera como perseguidor na terra Sua santa e incansável caridade queria conquistar pela oração a quem não pudera converter pelas admoestações.

E agora Paulo se alegra com Estêvão, com Estêvão frui da glória de Cristo, com Estêvão exulta, com Estêvão reina. Aonde Estêvão chegou primeiro martirizado pelas pedras de Paulo, chegou depois Paulo, ajudado pelas orações de Estêvão”

Lecionário Monástico I, p. 585-586


Frei Almir Ribeiro Guimarães
www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio