SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, outubro 30, 2014

Jerusalém, Jerusalém

5ª-feira da 30ª Semana Tempo Comum, verde

Leituras do Dia
1ª Leitura - Ef 6,10-20
Salmo - Sl 143 (144), 1. 2. 9-10 (R. 1a)
Evangelho - Lc 13,31-35

O Evangelho de hoje coloca Jesus diante de Jerusalém, a cidade santa. Ele exprime uma queixa e faz um lamento. “Jerusalem, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo de suas asas, mas tu não quiseste!” Em Lc 19,41 se diz que Jesus chorou ao aproximar-se da cidade santa. Por suas lágrimas sobre Jerusalém Jesus se coloca na esteira da grande tradição bíblica dos que choram diante da desgraça e do pecado do povo. Lágrimas amargas de que, impotente, diante de uma cena que ele esperava não precisar viver ou ver. Jesus chora o endurecimento do coração dos homens, a anestesia dos homens. Enquanto todos passam sem ver, ele vê este mundo e seus dramas e é tocado em suas mais profundas entranhas. A Bíblia dá a entender que, por suas lágrimas, o Messias purifica os olhos dos homens a fim de que estes vejam como ele vê. Por suas lágrimas, Jesus deseja enternecer o coração endurecido dos que o ouvem. Pelo fogo de suas lágrimas, ele alivia as queimaduras. Delicadamente ele ensina aos seus que, convertendo-se, poderão ter um coração livre de egoísmo, livre de seus desejos e aberto para as coisas de Deus.

Cf. Anne Lécu , Des larmes, Ed. du Cerf, p. 70-71

franciscanos.org.br

terça-feira, outubro 28, 2014

Santos Simão e Judas Tadeu

São Simão e São Judas, Apóstolos . Festa. Vermelho

Leituras do Dia
1ª Leitura - Ef 2,19-22
Salmo - Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)
Evangelho - Lc 6,12-19

São Judas Tadeu é um dos Santos mais populares, por causa dos numerosos favores celestiais que consegue a seus devotos que lhe rezam com fé. Na Alemanha, Itália, América e muitos outros lugares, tem muitos devotos que conseguem por sua intercessão admirável ajuda de Deus, especialmente quanto a conseguir emprego, casa ou outros benefícios.

Santa Brígida conta em suas Revelações que Nosso Senhor lhe recomendou que quando desejasse conseguir certos favores os pedisse por meio de São Judas Tadeu.

São Simão e São Judas Tadeu têm sua festa no mesmo dia porque segundo uma antiga tradição os dois foram sempre juntos pregando a Palavra de Deus por toda parte. Ambos foram chamados por Jesus para formar parte do grupo de 12 preferidos ou apóstolos. Ambos receberam o Espírito Santo em forma de línguas de fogo no dia de Pentecostes e presenciaram os milagres de Jesus na Galiléia e Judéia e ouviram seus famosos sermões muitas vezes; viram-no já ressuscitado e falaram com ele depois de sua Santa morte e ressurreição e presenciaram sua gloriosa ascensão ao céu.

São Judas Tadeu escreveu uma Carta que está na Bíblia, na qual ataca aos agnósticos e diz que os que têm fé mas não fazem obras boas são como nuvens que não têm água, árvores sem fruto, e ondas só de espumas, e que os que se dedicam aos pecados de impureza e a fazer atos contrários à natureza sofrerão a pena de um fogo eterno.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

acidigital.com



Oração

Ó Deus, que, pela pregação dos Apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso Evangelho, concedei, pelas preces de São Simão e São Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com amor novos fiéis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 


laudes
liturgiadashoras.org

Louvor ao Deus Criador

2ª-feira da 30ª Semana Tempo Comum, verde

Leituras do Dia
1ª Leitura - Ef 4,32-5,8
Salmo - Sl 1,1-2. 3. 4.6 (R. Cf. Ef 5,1))
Evangelho - Lc 13,10-17


Louvor ao Deus Criador
O sol que nasce do alto nos visitará, para dirigir nossos passos no caminho da paz (Lc 1,78.79). 

–2 Os céus proclamam a glória do Senhor, * 
e o firmamento, a obra de suas mãos; 
–3 o dia ao dia transmite esta mensagem, * 
a noite à noite publica esta notícia. 

–4 Não são discursos nem frases ou palavras, * 
nem são vozes que possam ser ouvidas; 
–5 seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *
chega aos confins do universo a sua voz. – 

–6 Armou no alto uma tenda para o sol; *
ele desponta no céu e se levanta 
– como um esposo do quarto nupcial, * 
como um herói exultante em seu caminho. 

–7 De um extremo do céu põe-se a correr * 
e vai traçando o seu rastro luminoso, 
– até que possa chegar ao outro extremo, * 
e nada pode fugir ao seu calor.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Sede bendito, Senhor, no mais alto dos céus.


trecho das laudes - salmo 18A(19)
liturgiadashoras.org

domingo, outubro 26, 2014

A verdadeira alegria nascida do amor

30º DOMINGO Tempo Comum, verde

Leituras do Dia
1ª Leitura - Ex 22,20-26
Salmo - Sl 17,2-3a. 3bc-4. 47.51ab (R. 2)
2ª Leitura - 1Ts 1,5c-10
Evangelho - Mt 22,34-40


“Posso dizer que as alegrias mais belas e espontâneas, que vi ao longo da minha vida, são as alegrias de pessoas muito pobres que têm pouco a que se agarrar. Recordo também a alegria genuína daqueles que, mesmo no meio de grandes compromissos profissionais, souberam conservar um coração crente, generoso e simples. De várias maneiras, estas alegrias bebem na fonte do amor maior, que é o de Deus, a nós manifestado em Jesus Cristo”. (PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 7).

A Alegria do Evangelho é livre, transformadora, incondicionada. Segue a Matemática do Reino, aquela em que, quando mais se dá, mais se ganha. É repleta de uma generosidade que se encarna em gestos, que transforma a vida, que produz entusiasmo, paz interior e vontade de viver. É alegria transbordante, que não se encerra no coração de quem a possui, mas necessariamente extravasa os limites, quaisquer que sejam para se encarnar em ações que testemunham, que falam por si mesmas, sem necessidade de explicações verbalizadas, tal qual expressa São Paulo na Carta aos Tessalonicenses: “Assim, nós já nem precisamos falar, pois as pessoas mesmo contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses para servir ao Deus vivo e verdadeiro” (Ts 1,8c-9).

Amar a Deus, amar-se a si mesmo e amar ao próximo é um movimento único que conduz à plena realização. É o coroamento da Lei e dos Profetas, conforme atesta Jesus no Evangelho (Mt 22,34-40). Encarnar esta lógica amorosa na vida pessoal e no seio da Igreja é ser fiel à força transformadora do Evangelho. Ir ao encontro do outro com a disposição de amá-lo é abraçar de verdade a missão que enche a vida de graça e sentido, é encarnar a mística do encontro: “Portanto, quando vivemos a mística de nos aproximar dos outros com a intenção de procurar o seu bem, ampliamos o nosso interior para receber os mais belos dons do Senhor. Cada vez que nos encontramos com um ser humano no amor, tornamo-nos capazes de descobrir algo de novo sobre Deus. Cada vez que os nossos olhos se abrem para reconhecer o outro, ilumina-se mais a nossa fé para reconhecer a Deus. Em consequência disto, se queremos crescer na vida espiritual, não podemos renunciar a ser missionários” (EG, n. 272).

A liturgia deste 30º Domingo do Tempo Comum é um convite a alcançarmos a verdadeira alegria à qual Deus chama os filhos e filhas a quem tanto ama.

Frei Gustavo Medella
franciscanos.org.br

sábado, outubro 25, 2014

Admissão ao Noviciado - Frades Capuchinhos - Bom Conselho-PE




Vestição de 19 noviços que iniciaram, no sábado 11/10/2014, seu noviciado no convento de Bom Conselho-PE. 

Alex Almeida, Átila Silva, Cícero Nogueira, Francisco de Sousa, Geiviano Ferreira, Guilherme Santos, Henrique Michel de Sousa, Hércules Moreno, Ismael Alves, Ivson Vieira, Javanyr Júnior, João Paulo dos Santos, José Cícero Gomes, Luan Dantas, Lucas oliveira, Lucas Lessa, Marcos Vieira, Vinícius Caíque, Wesley Silva. 

Onze (11) são da nossa Província e os demais são da Província de Bahia/Sergipe e da Provincia de Ceará/Piauí. Eles formam uma turma histórica, pois foram os primeiros a fazerem o segundo ano de formação em preparação para o noviciado na Bahia, em caráter interprovincial, na cidade de Esplanada.

























http://freijuniorcapuchinho.blogspot.com.br

sexta-feira, outubro 24, 2014

Deus existe, e ama

“Não se pode ser cristão sem a graça do Espírito Santo, que nos doa a força de amar”. Papa Francisco


LITURGIA DIÁRIA - 24/outubro - 6ª-feira da 29ª Semana Tempo Comum, VERDE

Leituras do Dia
2ª Leitura - Ef 4,1-6
Salmo - Sl 23,1-2. 3-4ab. 5-6 (R. Cf 6)
Evangelho - Lc 12,54-59

Santo do dia - Santo Antônio Maria Claret (1807-1870), bispo, Fundou as Congregações:
Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria ("Padres Claretianos") e Irmãs de Ensino Maria Imaculada ( "Irmãs Claretianas")


Deus existe, e se Ele existe, Ele ama. É inconcebível, vai contra a lógica, é totalmente inadmissível a idéia de que Deus possa odiar. Ele não seria Deus se odiasse. E se Ele amasse, ainda que só um pouco menos, também não seria Deus. Por isso, Deus existe e ama, porque amar para Deus é a mesma coisa que existir; existir, para Deus, é a mesma coisa que amar. Se Deus deixasse de amar Ele deixaria de existir.
Um ser humano pode existir e não amar, mas Deus não pode. Quando digo que Deus ama, afirmo que Deus existe. Quando afirmo que Deus existe, afirmo que Ele ama, e não apenas que Ele tem amor; como São João, eu digo que muito mais do que ter amor, Deus é o próprio amor.
Porque Deus ama, eu acredito piamente que Ele se importa com toda a sua criação e com cada ser que Ele criou. Minha crença em Deus tem que passar pela certeza de que Deus ama; no primeiro momento que eu negar que Deus ama, estarei negando Deus.
Digo mais: a descoberta do amor de Deus é a verdadeira descoberta da existência de Deus. Alguém que afirmasse a existência de Deus, mas duvidasse do Seu amor, não estaria acreditando na existência de Deus. Para crer que Deus existe, eu preciso crer que Ele ama. Pode até acontecer de eu não amá-Lo direito, mas não posso negar que Ele me ama. Por isso, essas duas expressões devem sempre andar juntas quando falamos de Deus. Existe e ama! Não é possível uma sem a outra. Eu posso existir e não amar. Deus não pode. 

www.padrezezinhoscj.com

quarta-feira, outubro 22, 2014

Dê o melhor de si em tudo o que o Senhor confiou a você

“O cristão é uma pessoa que sabe esperar em Jesus e, por isso, é um homem ou uma mulher de esperança”. Papa Francisco

Leituras do Dia
1ª Leitura - Ef 3,2-12
Salmo - Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R. Cf. 3)
Evangelho - Lc 12, 39-48

A Palavra de Deus hoje nos ensina que uma das formas de sermos vigilantes – na expectativa do Senhor que vem – é assumirmos plena responsabilidade por nossos atos, por nossas atitudes, por nossas escolhas e por tudo aquilo que são as nossas obrigações nesta vida.

Ser vigilante é assumir [tudo isso] com diligência, é assumir com aplicação, é dar o melhor de nós naquilo que nos foi confiado, porque, afinal de contas, vamos ter que prestar contas diante de Deus com o que fazemos com aquilo que foi colocado em nossas mãos. Aquele a quem muito foi dado, muito será cobrado a partir daquilo que ele recebeu.

Algumas vezes, achamos que as pessoas que estão no alto são melhores do que nós. A responsabilidade de quem administra, de quem cuida, de quem preside e de quem governa é grande, mas a cobrança também será maior ainda! Porque quem muito recebeu, muito mais tem condições de dar; e quem tem condições de dar e – não dá o que tem – está retendo para si.

Sabem, meus irmãos, temos que fugir da tentação de querer colocar a culpa nos outros pelos nossos fracassos e pelos nossos insucessos nesta vida. Sim, o governo pode ter sua culpa, a polícia pode ter a sua culpa, o outro pode ter a sua culpa, os nossos pais podem não ter nos ajudado como quereríamos e assim vai, mas isso não exime ninguém de ser responsável por aquilo que tem!

As coisas estão caras, então não podemos gastar muito. O mundo está difícil, então temos de cuidar da nossa segurança, da nossa vida e assim por diante. Ou seja, temos que fazer a nossa parte, não basta esperar do outro e cobrar que este faça. Precisamos dar o melhor de nós naquilo que nos foi confiado e fazer mais, muitas vezes, até do que podemos e do que somos capazes, porque se o mundo caminha na desordem e no fracasso, que nossa vida não seja nem desordem nem fracasso. Podemos dar direção à nossa vida, podemos fazer com que ela siga outro rumo e tenha outro sabor desde que tenhamos plena responsabilidade por nossos atos e escolhas.

Ser adulto é ser maduro, e a maturidade não é sinônimo de idade e, sim, de saber acolher com responsabilidade tudo o que nos é confiado.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
cancaonova.com


Oração

Deus, nosso Salvador, que nos gerastes filhos da luz, ajudai-nos a viver como seguidores da justiça e praticantes da verdade, para sermos vossas testemunhas diante dos homens. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
laudes
liturgiadashoras.org

terça-feira, outubro 21, 2014

Quando um casal é capaz de rezar

LITURGIA DIÁRIA - 3ª-feira da 29ª Semana Tempo Comum, VERDE

Leituras do Dia
1ª Leitura - Ef 2,12-22
Salmo - Sl 84,9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Cf 9)
Evangelho - Lc 12,35-38

Há muitos tipos de casais. Há esses casais fugazes que se formam ao sabor das emoções e se desfazem sem mais nem menos quando vivem outras emoções. Duram o tempo de uma paixão, o tempo de um afeto passageiro. Há casais que se unem sem lenço nem documento, mas com vontade de acertar. Há esses casais que se preocupam com a verdade do outro, com a dignidade do outro, com a beleza interior do outro. Há também esses casais que no meio das coisas e das preocupações da vida procuram viver sua vida sob o olhar do Senhor. Buscam sem cessar o Altíssimo. Certa vez ouvi de um casal a seguinte afirmação: “Deus não é hóspede em nossa casa, mas é membro de nossa família”. Bela e encantadora esta afirmação.

Não é fácil ser íntimo do Senhor. A oração é sempre tarefa desafiadora. Quando um casal é capaz de rezar as coisas se transformam. Toda a família se dá conta que o clima muda. Pai e mãe, marido e mulher como que ganham uma luz em seu semblante. Os filhos, de repente, surpreendem a mãe sentada na sala balbuciando um salmo ou desfiando as contas do rosário. Bonito mesmo é ver o casal em postura de oração, os dois, ou numa igreja. Belo ver o casal dirigir-se à capela do Santíssimo, passando um tempo de recolhimento. Belo ver marido e mulher voltando juntos da mesa da comunhão. Um casal que reza está buscando a solidez de seu casamento, constituindo sua casa como Igreja doméstica, casal que assim coloca sua casa sobre a rocha, que toma decisões com a luz do Evangelho e as exigências do Sermão da Montanha. Assim, casamento e família ganham outra dimensão. Será que não está na hora de colocar o Senhor em nossas famílias?

Sonho com novas e mais sólidas preparações para o casamento. Sonho com catequeses de crisma que acompanhem os jovens na vivência do amor. Sonho com jovens sedentos de Deus.

Frei Almir Guimarães
franciscanos.org.br

segunda-feira, outubro 20, 2014

Papa Paulo VI é beatificado

Liturgia Diária
2ª-feira da 29ª Semana Tempo Comum

Leituras do Dia
1ª Leitura - Ef 2,1-10
Salmo - Sl 99,2. 3. 4. 5 (R. 3b)
Evangelho - Lc 12,13-21

No dia 21 de junho de 1963 foi eleito pelo conclave o cardeal Giovanni Battista Montini. Escolheu como nome papa Paulo VI, sendo o responsável por reabrir o Concílio Vaticano II, após a morte de seu antecessor, o papa João XXIII.

Após 36 anos do falecimento do papa Paulo VI, no dia 9 de maio deste ano, o papa Francisco promulgou o decreto sobre o milagre atribuído à intercessão do venerável Servo de Deus, que deixou importantes contribuições para a missão da Igreja, frutos da Assembleia Conciliar Ecumênica.

Beatificação

Após a comprovação do milagre, a Congregação para a Causa dos Santos comunicou a decisão do papa Francisco em beatificar Paulo VI, neste domingo, 19 de outubro, no encerramento da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família. A cerimônia de beatificação aconteceu na Praça de São Pedro às 10h30 (5h30 de Brasília).

O beato foi autor da encíclica sobre a defesa da vida e da família, a “Humanae Vitae”, que completou 46 anos de sua publicação.

O milagre

No período da gravidez, uma mãe da Califórnia, no início dos anos 90, teve o diagnóstico dos médicos de um grave problema no feto e, após vários testes, sugeriram que à jovem mãe abortasse. Mesmo com a orientação, a mulher decidiu não abortar, sabendo que a criança poderia nascer com comprometimentos físicos e cerebrais.

A mãe então pediu a intercessão do papa Paulo VI e a criança nasceu sem problemas. Em 2012, a Igreja reconheceu por meio da Congregação para a Causa dos Santos, que se tratava de um acontecimento realmente extraordinário e sobrenatural, ocorrido graças à intercessão de Paulo VI.

O novo beato nasceu em 26 de setembro de 1897 em Concesio (Itália) e faleceu em Castelgandolfo, no mesmo país, em agosto de 1978.

cnbb.org.br

domingo, outubro 19, 2014

8a Tarde Festiva - veja como foi


Ontem, no pátio do Convento Santo Antônio, houve a 8a Tarde Festiva. A comunidade se fez presente, houve BINGO, sorteios de brindes, lanche, jantar e bolo. Um momento bem especial para celebrar a fé com a família franciscana capuchinha de Natal. Veja as fotos.

























sábado, outubro 18, 2014

São Lucas, Evangelista . Festa - 18 de outubro

“O nosso nome está no coração de Deus, precisamente nas entranhas de Deus”. Papa Francisco

LITURGIA - Cor: Vermelho

Leituras do Dia
1ª Leitura - 2Tm 4,10-17b
Salmo - Sl 144(145),10-11,12-13ab,17-18 (R. 12a)
Evangelho - Lc 10,1-9

No prólogo de seu Evangelho, Lucas nos diz que escreveu seu evangelho para que os cristãos conhecessem melhor as verdades nas quais tinham sido instruídos. Era acima de tudo um historiador e escrevia principalmente para os gregos. Como havia muitos que relatavam os acontecimentoss tal como os tinham ouvido contar a "aqueles que foram as primeiras testemunhas e ministros da palavra", também lhe pareceu "depois de ter estudado os sucessos desde o começo", referi-los em uma narração ordenada. Lucas era muito próximo a São Paulo e se assegura que passou com ele os dois períodos em que Paulo esteve no cárcere. 

São Lucas era solteiro. Escreveu seu Evangelho na Grécia e morreu em Beócia, aos 84 anos. Constantino, falecido no ano 361, mandou transladar de Tebas da Beócia para Constantinopla as relíquias do santo. 

São Lucas é o padroeiro dos médicos e dos pintores. Um autor do século VI afirma que a imperatriz Eudóxia tinha enviado um século antes a Santa Pulquéria, uma imagem de Nossa Senhora grafite em Jerusalém por Lucas. Não cabe dúvida, além disso, de que as descrições de São Lucas inspiraram muitos artistas, sobre tudo pintoresacidigital.com

ORAÇÃO:
Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar, em suas palavras e escritos, o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém

quinta-feira, outubro 16, 2014

"Aquilo que chamamos de mal..."

Leituras do Dia

Aquilo que chamamos de mal, em nosso tempo, muitas das vezes gera um dualismo que não é muito próprio da mensagem cristã. Todavia, isso não é um problema de agora, mas ele se apresenta com novas roupagens. A espiritualidade franciscana pode nos ajudar a assumirmos a responsabilidade perante essa realidade e nos dar uma nova visão sobre o mundo e o ser humano. 

Quando nos deparamos com nossas fraquezas, corremos o risco de virar o rosto. Não queremos reconhecer que também somos daquele jeito. Detestamos nos reconhecer invejosos, ciumentos, possessivos, raivosos, etc... 

Quando encontramos uma justificativa para tais estados de humor, ficamos acalentados. Entretanto, isso pode se apresentar de forma sorrateira fruto de um egoísmo profundo. Manter, cultivar desculpas para nossas limitações é esconder parte daquilo que somos. Por isso que uma espiritualidade sadia vai de encontro com nossos temores e consegui iluminar o que antes era escuro. 

Se mantivermos as maquiagens para nossos comportamentos nem tanto sadios e não nos reconhecermos neles, estes irão a cada dia mais ganhando forças. O que ocorre nesse caso, é que faremos exatamente àquilo que não queremos. Quem não quer se reconhecer limitado se ensoberbece e transborda de orgulho próprio. 

São Francisco disse em uma de suas Admoestações:
"Há muitos que quando pecam ou recebem uma injúria, muitas vezes acusam o inimigo ou o próximo. Mas não é assim: porque cada um tem em seu poder o inimigo, isto é, o corpo, pelo qual peca. Por isso, bem-aventurado é o servo (Mt 24,46) que sempre mantiver preso em seu poder tal inimigo e sabiamente guardar-se dele; porque, enquanto fizer isso, nenhum outro inimigo visível ou invisível poderá prejudicá-lo." (Adm 10)

Nos deparamos novamente com o realismo cortante do pobrezinho de Assis. Não se trata de um inimigo invisível externo (demônio) ou do próximo, é uma questão de reconhecimento do orgulho pessoal. Nossa concupiscência. Todos nós a carregamos. Aquele que não se reconhece com tal não se responsabiliza por seu atos, jogando a culpa em um outro. “porque cada um tem em seu poder o inimigo”. A proposta de manter sobre seu poder o inimigo não é negá-lo ou tentar sufocá-lo, mas é reconhecê-lo. 

Mantê-lo bem diante dos olhos onde possamos nos observar em momentos que sentimos feridos no orgulho. Podemos dizer que em muitas situações o mais valente dos inimigos somos nós mesmos. São Francisco encontrou a perfeita alegria quando constatou que a caminhada rumo ao Reino dependia de si pela graça e que o pior inimigo era ele mesmo. Conseguiu fazer em si uma fantástica síntese de luz e sombra. Conseguiu até mesmo das limitações tirar a graça provinda do Altíssimo. 

Precisamos de outros Franciscos em nosso tempo, que sirva de espelho para que as pessoas possam transformar a si mesmas e o mundo, tirando daquilo que parece impossível a revelação maior: O Reino de Deus! T

Fr Edson Matias, OFMCap

reflexoesfranciscanas.com.br

quarta-feira, outubro 15, 2014

15 de Outubro - Santa Teresa de Ávila

Leituras do Dia
1ª Leitura - Gl 5,18-25
Salmo - Sl 1,1-2. 3. 4.6 (R. Cf. Jo 8,12)
Evangelho - Lc 11,42-46


Teresa de Cepeda y Ahumada, nascida em Ávila, na Castela Velha, de nobre família, começou cedo a dar prova de temperamento vivaz, fugindo de casa aos sete anos para buscar o martírio entre os mouros da África, por amor de Cristo. Mas aos 16 anos começou a se embelezar por amor de um simples mortal. E o pai, por um compreensível ciúme, para protegê-la, confiou-a a um convento de freiras.

Aos 20 anos, contrariando os programas paternos, decidiu ser freira. Houve poucos anos de vida regular, pois ela também cedeu a certa moda. As vozes interiores não lhe deram tréguas e ela sentiu um desejo sempre mais insistente de retornar ao primitivo rigor dos carmelitas, sendo objeto de extraordinárias experiências místicas, traduzidas depois, por obediência, em vários tratados de oração mental, citados entre os clássicos da literatura espanhola.

Aos 40 anos ocorre a primeira grande virada na vida desta imprevisível santa de idéias generosas. Depois das aflições interiores, dos escrúpulos e daquilo que na mística é chamado de “noite dos sentidos” — quer dizer, trevas interiores, a prova mais dura de uma alma superar —, dá-se o encontro iluminador com dois santos, Francisco de Borja e Pedro de Alcântara. Estes a repõem no bom caminho, na via da total confiança em Deus.

Em 1562, ela funda em Ávila o convento reformado sob o patrocínio de são José. Cinco anos depois, um outro decisivo encontro: João da Cruz, o príncipe da teologia mística. Os dois foram feitos para se entenderem. Inicia assim aquele singular conúbio, em meio a ardentíssimos arrebatamentos místicos e ocupações práticas do dia-a-dia, que dela fazem a santa do bom senso, uma contemplativa imersa na realidade.

Ela possui a chave para entrar no Castelo interior da alma, “cuja porta de ingresso é a oração”, mas ao mesmo tempo sabe tratar egregiamente de matérias econômicas. “Teresa”, diz ela argutamente, “sem a graça de Deus é uma pobre mulher; com a graça de Deus, uma força; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência”. Viaja pela Espanha de alto a baixo (era chamada a “freira viajante”) para erigir novos conventos reformados e revela-se uma hábil organizadora.

Escreve a história da própria vida, um livro de confissões extraordinariamente sinceras: “Como me mandaram escrever o meu modo de fazer oração e as graças que o Senhor me fez, eu queria que me tivessem concedido o poder de contar minuciosamente e com clareza os meus grandes pecados”. Morre pronunciando as palavras: “Sou filha da Igreja”. Em 1970, Paulo VI proclamou-a doutora da Igreja.


paulinas.org.br

terça-feira, outubro 14, 2014

Comunicação de Falecimento - Frei Dimas Marleno

“Deus é o Deus das surpresas, é sempre novo. Nunca se renega a si mesmo, nunca diz que o tinha dito era errado, nunca, mas sempre nos surpreende”. Papa Francisco

Leituras do Dia
1ª Leitura - Gl 5,1-6
Salmo - Sl 118,41. 43. 44. 45. 47. 48 (R. 41a)
Evangelho - Lc 11,37-41


Comunicamos a todos com pesar que neste dia (13/10/2014), faleceu FREI DIMAS MARLENO, religioso sacerdote, membro da Província Nossa Senhora da Penha do NE do Brasil da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
O corpo será velado na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Igreja dos Capuchinhos), em Caruaru-PE. No dia 14 de outubro, às 9h haverá a missa de corpo presente na Igreja dos Capuchinhos, em seguida, o corpo será levado para cemitério Parque dos Arcos onde haverá o sepultamento as 11h.
Lembramos aos confrades que conforme o nosso Regimento Interno Art. 219º: “Por ocasião da morte de um confrade, será realizada uma concelebração eucarística em todas as Fraternidades, com a participação de todos os confrades. § 1º - Os sacerdotes, que não tenham concelebrado, celebrem uma santa missa pelo falecido e os frades leigos, ausentes a concelebração eucarística fazer orações e participar de uma santa missa na intenção do confrade falecido”.
Em todas as fraternidades da Província sejam celebradas missas em sufrágio de sua alma nos dias: 19 de outubro (7º dia) e 13 de novembro (30º dia).
Fraternalmente,


Recife, 13 de outubro de 2014.


http://proneb-capuchinhos.blogspot.com.br

segunda-feira, outubro 13, 2014

O sinal de Jonas

“É preciso guardar o nosso coração, que é o lugar onde habita o Espírito Santo”. 
Papa Francisco


LITURGIA DIÁRIA
2ª-feira da 28ª Semana Tempo Comum, VERDE

Leituras do Dia
1ª Leitura - Gl 4,22-24.26-27.31-5,1
Salmo - Sl 112,1-2. 3-4. 5a.6-7 (R. 2)
Evangelho - Lc 11,29-32


Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

Os fariseus pedem sinais a Jesus, mas na verdade não estavam dispostos a crer nele. Jesus disse que os que não querem crer na palavra de Deus não crerão nem que um morto ressuscite (Lc 16, 31). Por isso, Jesus afirmou que o único sinal a ser dado seria o de Jonas.

Que significa isto? Que os ninivitas, povo pagão, não pediram nenhum sinal ao profeta Jonas para aceitar sua palavra. Simplesmente acreditaram e se converteram. Arrependeram-se, pediram perdão com um coração dolorido, mesmo a um Jonas que pregava sem muita vontade e sentindo-se forçado por Deus.

Jesus no texto evangélico hoje proclamado se dirigia aos judeus fazendo com que eles entrassem em seus corações e se dessem conta que estavam fechados à Palavra. Nenhum sinal faria efeito se eles não mudassem o coração.

O próprio Jesus era o grande sinal. Sua maneira de agir, sua entrega, a beleza de sua mensagem, constituíam o melhor sinal. Por isso pregar o Evangelho é oferecer uma beleza, servir uma mesa, apresentar um espetáculo maravilhoso. Tornar Jesus presente é o maior sinal, muito mais do que seus milagres.

Esse sinal só se descobre e se valoriza pela fé. Por isso não pode impor-se. A vida de Jesus, consagrada à Palavra, sua entrega total e seus numerosos prodígios, nunca serão suficientes para abrir corações fechados. Estes têm sempre a possibilidade de não aceitar a iniciativa divina. (Víctor Manuel Fernández)

Frei Almir Guimarães
franciscanos.org.br




domingo, outubro 12, 2014

12 de outubro - Nossa Senhora da Conceição Aparecida . Solenidade

Leituras do Dia

1ª Leitura - Est 5,1b-2; 7,2b-3
Salmo - Sl 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a)
2ª Leitura - Ap 12,1.5.13a.15-16a
Evangelho - Jo 2,1-11


Maria, medianeira de todas as graças

Neste Domingo, celebra-se, no Brasil, a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Todas as leituras apresentam o mistério da intercessão de Maria Santíssima, culminando com o Evangelho, que narra o milagre das bodas de Caná.

No começo desta reflexão, é importante destacar que, quando se fala da mediação de Nossa Senhora, não se fala da mesma coisa que fazem os santos, quando intercedem. A intervenção de Maria possui uma peculiaridade, que está ligada ao seu papel único na obra da salvação. Desde o início, a Igreja tem consciência de que, embora seja um só o redentor do gênero humano, Jesus Cristo, essa redenção se operou com a colaboração direta da Virgem Santíssima. É por isso que, assim como São Paulo chama Jesus de “novo Adão” [1], a Igreja – por meio de padres como São Justino, Santo Inácio, Santo Irineu, Tertuliano etc. – nunca hesitou chamar Maria de “nova Eva”, pois, assim como um anjo visitou uma virgem, no Gênesis, para perder a humanidade, outro anjo visitou outra virgem, na plenitude dos tempos, para salvá-la.

Por isso, pode-se chamar Maria de “corredentora”. Assim como um fruto, ao mesmo tempo que vem de Deus, vem da árvore de que foi colhida, a redenção dos homens foi feita por Nosso Senhor, mas também por intervenção de Maria, que gerou a humanidade de Cristo.

É possível considerar a redenção sob dois aspectos: objetiva e subjetivamente. Objetivamente, Cristo morreu e derramou o Seu sangue por todos os homens, para que todos fossem salvos. Subjetivamente, como “o cálice da salvação humana (...), se não for bebido, não cura” [2], nem todos os homens de fato se salvam, não por um defeito do resgate operado por Jesus, mas pelo mau uso da liberdade humana. Na redenção objetivamente considerada, Maria Santíssima age como “corredentora”, pois, estando aos pés da Cruz, entrega o seu Filho pela salvação humana; e, subjetivamente falando, age como “medianeira de todas as graças”, já que, assim como gerou Cristo uma vez em seu ventre, é ela quem O gera para sempre nas almas. Como medianeira, a sua missão é justamente gerar os membros do Corpo Místico de Cristo. Na Cruz, Nosso Senhor entrega todos os cristãos à sua custódia, quando diz a São João: “Eis a tua mãe” [3].

Assim, absolutamente todas as graças que vêm aos homens passam pelas mãos de Maria. Foi o que Nossa Senhora das Graças revelou a Santa Catarina Labouré, em 27 de novembro de 1830, na França, quando, estendendo as suas mãos para baixo, fez sair raios delas, demonstrando a abundância de graças que irradia para todos os homens. Importa sublinhar que Nossa Senhora é medianeira não por necessidade, mas simplesmente por privilégio divino. Deus, onipotente, podia muito bem remir a humanidade de outro modo. No entanto, escolheu precisar do consentimento de uma mulher, a Virgem Maria.

De fato, várias passagens do Velho Testamento – como o trecho do livro de Ester, da primeira leitura, e o Salmo 44 – prefiguram a intermediação de Nossa Senhora na obra da salvação. No Novo Testamento, então, são inúmeros os exemplos de sua ação providencial: na Visitação [4], realiza-se o primeiro milagre da graça, quando, ao ouvir a voz de Maria, São João Batista exulta no seio de Santa Isabel, a ponto de a Tradição da Igreja dizer que, naquele momento, o santo precursor do Messias foi perdoado do pecado original; nas bodas de Caná, lembradas neste Domingo, dá-se o primeiro milagre na ordem da natureza, quando, por intercessão de Maria, Jesus transforma a água em vinho; e, por fim, em Pentecostes, quando as Escrituras dizem que os discípulos “perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres – entre elas, Maria, mãe de Jesus” [5], a oração da Virgem Santíssima é providencial para a vinda do Espírito Santo sobre a Igreja.

Importa explicar, à luz da passagem do casamento de Caná, que a oração da Virgem não age para “contrariar” a vontade de Cristo. Santo Tomás de Aquino ensina que “não oramos para mudar o que foi disposto pela providência divina, mas para que façamos o que Deus dispôs para ser realizado devido à oração dos santos”; “a nossa oração não objetiva mudar aquilo que foi disposto por Deus, mas conseguir d’Ele, pelas orações, o que Ele dispôs” [6]. A oração de Nossa Senhora, de modo especial, foi escolhida por Deus para mediar todas as Suas graças. E, embora essa verdade ainda não tenha sido definida solenemente pela Igreja, todos os tratados tradicionais de mariologia e os Papas do século XX falam de Maria como “medianeira de todas as graças”. Também respaldam esse título as inúmeras manifestações de piedade e amor à Virgem por parte do povo cristão, em todo o mundo, pelo que se confirma o adágio: “lex orandi, lex credendi – a lei da oração é a lei da fé”.

Ao celebrar a solenidade da Virgem de Aparecida, queremos pedir a sua intercessão por nosso país e colocá-lo debaixo de seu manto, especialmente nestes dias de eleições. Embora a Igreja não se deva meter em política partidária, é importante recordar o discurso do Papa Bento XVI, há quatro anos atrás, no qual ele advertia que, “quando (...) os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem, os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas” [7]. Não se pode esquecer que o partido que nos governa tem feito muito, há muito tempo, pela legalização do aborto e pela destruição da família. T

Que Nossa Senhora Aparecida, Imperatriz do Brasil, governe o destino de nossa nação!
Pe Paulo Ricardo

reflexoesfranciscanas.com.br

sábado, outubro 11, 2014

Mãe do alegre serviço e do zeloso cuidado

Liturgia diária: Sábado da 27ª Semana Tempo Comum

Leituras do Dia
1ª Leitura - Gl 3,22-29
Salmo - Sl 104,2-3. 4-5. 6-7 (R. 8a)
Evangelho - Lc 11,27-28

Celebramos neste domingo a Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Ela é sempre motivo de alegria, pois nos cobre com seu manto de proteção e de ternura ensinando-nos o verdadeiro amor que nos leva a sair de nós mesmos. Sempre nos forma na escuta fiel e vigilante da Palavra do seu Filho.

Com Ela como os carregadores das talhas em Canadá Galiléia aprendemos o serviço humilde, obediente e voltado para o Reino. Encontrá-la como aconteceu aos três pescadores no rio Paraíba, é sempre fonte de graças e de bênçãos, porque nos revela o rosto bondoso e misericordioso de Deus para com os pequenos e os pobres. Na sua companhia nos tornamos discípulos missionários corajosos e destemidos, abertos para o horizonte da missão libertadora de Jesus Cristo.

Queremos nesta feita solicitar que sua mão materna cuide das crianças brasileiras tão necessitadas de afeto, segurança, educação integral e de paz nos seus lares, escolas e ambientes. Sabemos que Ela é a Mãe da Unidade e da Nação brasileira, que se constituiu no coração de nosso ethos e matriz cultural, gerando solidariedade e comunhão entre todas as etnias e raças, por isso pedimos que nos ilumine neste momento especial em que repensamos o Brasil.

Que Ela nos ajude a escolher o melhor caminho de desenvolvimento para o país, rejeitando as insídias neoliberais, fortalecendo os processos de inclusão e justiça social, banindo e convertendo os corruptos, oportunistas, e aos intolerantes que chutaram a sua querida imagem resgatada das águas com sanha e furiosa violência.

Que a Mãe Aparecida nos permita construir um Estado Servidor, que junto ao povo impulsione as reformas civilizadoras e urgentes que o Brasil tanto precisa a começar pelo seu sistema político. Que nesta hora Maria mostre seu rosto materno e misericordioso, atenda os pedidos e os sonhos dos seus filhos, que anseiam um Brasil sem exclusão e corrupção, justo e solidário, soberano e sustentável, que defenda a vida de todas as pessoas, a vida de seus rios e florestas, a verdadeira paz que seu Filho Jesus nos trás, a paz do seu Reino. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

cnbb.org.br

sexta-feira, outubro 10, 2014

O DEDO DE DEUS NA HISTÓRIA HUMANA

6ª-feira da 27ª Semana Tempo Comum

Leituras do Dia
1ª Leitura - Gl 3,7-14
Salmo - Sl 110,1-2. 3-4. 5-6 (R. 5b)
Evangelho - Lc 11,15-26

Oração do dia
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mas do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

A interpretação maliciosa dos milagres oferece a Jesus a chance de explicar-lhes o verdadeiro sentido deles. Engana-se quem os atribui a um possível conluio do Mestre com Belzebu. Mas quem se recusa a sintonizar com ele, dificilmente aceitará sua explicação.
Os milagres indicam que o reinado de Deus implantou-se na história humana, de forma a neutralizar a ação do Demônio. Este adversário do Senhor procura manter o ser humano escravo de seus caprichos e impedi-lo de ser solidário e serviçal, impossibilitando-lhe viver a comunhão fraterna. Esta ação desumanizadora coloca a pessoa na contramão do projeto de Deus, dificultando a ação da graça.
Os milagres de Jesus são o sinal da atuação do dedo de Deus na história humana. Em outras palavras, as pessoas não estão entregues à própria sorte. Elas têm quem as defenda contra as investidas do inimigo. A ação divina é humanizadora, resgata o ser humano para o Reino.
Todos os milagres de Jesus tinham esta mesma orientação básica. Nos exorcismos, porém, esta vertente de sua ação ficava mais evidente. Os endemoninhados comportavam-se de modo tão anti-social, a ponto de tornar perigosa a convivência com eles.
A cura operada por Jesus restituía-lhes a dignidade humana. Só por obra de Deus isto era possível.

Oração
Espírito de sintonia com Jesus, capacita-me para perceber, nos milagres evangélicos, o dedo de Deus agindo na nossa história.

Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta
domtotal.com.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio