SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, março 19, 2015

19 de março - SÃO JOSÉ

José, a quem foram confiados os mistérios da salvação

Solenidade de São José, esposo de Maria

2Sm 7,4-5.12-14.16; Rm 4,13.16-18.22; Mt 1,16.18-21.24

Com respeito, carinho e grande veneração nos aproximamos da figura de José, o esposo da Virgem Maria. A esse descendente da casa de Davi foram confiados os mistérios da salvação.

>> José era da linhagem de Davi. Certamente, ele e sua família carregavam em seu bojo o santo orgulho de pertencerem a uma nação “mimada” pelo amor do Senhor fiel. Estava ele, certamente, todo impregnado das promessas feitas aos seus antepassados e esperava a vinda do desejado das colinas eternas, o Messias.

>> Num determinado momento de sua caminhada a esse José, carpinteiro, é prometida Maria como esposa. Ele vai, ingressa na instituição chamada família, na tradição de Israel, guardava as tradições religiosas do povo. Precisamente neste espaço se guardavam as promessas feitas aos pais da fé.

>> As Escrituras nos dizem que ele foi se acercando de Maria e, no começo, não entendeu o que acontecia. Estava grávida aquela que lhe fora prometida como esposa. O Senhor fez com que José compreendesse que uma missão especial lhe seria confiada e que precisava acolher a esposa que lhe fora prometida: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o povo de seus pecados”.

>> Maria, a toda bela, a transparente, aquela que desde o início de sua vida fora preservada da desordem, aquela que veio para fazer a vontade do Pai, aquela que guardava todas as coisas no fundo do coração fora convidada a acolher a vida de uma criança gerada nela à sombra do Espírito, Maria, esposa do Espirito e belíssima companheira de José. Belo o título desse homem: José, esposo da Virgem Maria.

>> A casa de Nazaré acolhe o mistério do Deus altíssimo que se torna carne. A criança que nasce de Maria, que precisa de leite, de pão, de atenções, de cuidados será objeto das atenções de José que chamamos de Pai nutrício do Filho de Deus feito carne. José será o homem da ação de todos os dias e da ininterrupta contemplação dos adoráveis mistérios de Deus.

>> Ele é o servo fiel e prudente: “Sendo ele um homem justo, vós, ó Deus, o destes por esposo à Virgem Maria, Mãe de Deus, e o fizestes chefe da vossa família para que guardasse, como Pai, o vosso Filho único concebido do Espírito Santo, Jesus Cristo, Senhor nosso” (Prefácio de São José).
Frei Almir Guimarães


Oração a São José

Anuncia, ó José,
ao teu antepassado Davi
as maravilhas:
tu que viste a Virgem dar à luz,
tu que adoraste com os reis magos,
tu que glorificaste com os pastores,
tu que foste instruído pelo anjo
suplica a Cristo-Deus,
para que salve as nossas almas!

da Liturgia Bizantina


www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio