SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, março 12, 2015

Quaresma é o que pra você?

Leituras do Dia
1ª Leitura - Jr 7,23-28
Salmo - Sl 94, 1-2. 6-7. 8-9 (R. 8)
Evangelho - Lc 11,14-23


Quaresma é o que pra você? Desde que começou a quaresma tenho ouvido frases do tipo: É... a quaresma ta chegando! Preciso conseguir pecar menos! Ou... qual é o sacrifício que eu vou fazer? Ou tipo assim: Menino não faz isso que estamos na quaresma. Essas frases me fizeram pensar um pouco a cerca da imagem de Deus que possuímos. Sim! Porque a quaresma deve ser um tempo especial de misericórdia. De graça! Onde entramos com Cristo no deserto, para com Cristo, por Cristo e em Cristo vencermos a tentação. Tempo de meditação na paixão do Senhor e no seu amor por nós. A ascese própria desse tempo deve ser marcada pela caridade e pela busca de dar a primazia de Deus em tudo. Porém isso não se trata de uma compra. Não estou negociando com Deus! Não estou comprando meu céu com nada disso! Nem muito menos pagando minhas contas ou diminuindo minhas dividas. Minhas dividas com Ele só crescerão até o ultimo dia de minha vida e a unica coisa capaz de paga-las é o sacrifício do filho na cruz. E por mais que eu lute e me esforce minhas ações sempre serão manchadas pelo pecado. Minha luta se trata do esforço para ama-lo como ele me ama! E desejar isso sabendo que só ele pode realizar isso em mim. O que diria então? Pequemos? De modo algum, mas entendamos que a graça de Deus e a meditação de sua paixão bem como a caridade e a oração são o centro. E não a busca de nossa própria perfeição que na verdade se trata de uma ilusão. Já que a mesma só poderá ser realizada pela graça de Deus. Nos desafia muito mais saber que dependemos verdadeiramente do Senhor pra tudo! Do que pensarmos que algo esta em nossas mãos. Não estou, porém, esvaziando a nossa resposta e a nossa participação no mistério. De forma alguma, já que só através do exercício de sua liberdade do homem pode responder a Deus. Mas que gastemos nossas forças e energias no que vale a pena e na unica coisa que pode realmente mudar o nosso coração: A GRAÇA DE DEUS. Por ela, nela... todas as outras coisas ganham sentido sem tornarem-se o centro. O centro é Cristo! E o seu amor apaixonado pelo homem!

Wilde Fábio Alencar
Comunidade Shalom



Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio