SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



segunda-feira, março 23, 2015

Ver Jesus

Leituras do Dia
1ª Leitura - Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62
Salmo - Sl 22, 1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 4a)
Evangelho - Jo 8,1-11


A quaresma está passando e a Semana Santa está chegando. Vivencie bem estes últimos dias da quaresma. Não deixe passar em vão este tempo especial da graça de Deus. Veja o caminho para aquele que deseja ver Jesus. É o caminho da cruz, da obediência a Deus, da semente lançada à terra, que não fica só, e, morrendo, gera vida e produz muito fruto. É chegada a hora de Jesus. A “hora” da glorificação do Pai pela fidelidade do Filho até o fim, “elevado” na cruz. Jesus se lança ao Plano do Pai e realiza sua vontade.

É necessário que Jesus, grão de trigo que se faz Eucaristia, morra e dê fruto – e este fruto é toda a humanidade, aqueles que nele acreditarão e nele terão a vida eterna: "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz fruto". Jesus entregará ao Pai a sua vida para frutificar em salvação para nós, para que possamos vê-lo, contemplá-lo e experimentá-lo como nossa Luz e nossa Vida.

Quem quiser ver Jesus e estar com Ele onde Ele está, isto é, no Pai, terá que acompanhá-lo. Aceitar ser semente lançada à terra. Os gregos pediram: “Queremos ver Jesus”! Este pedido é nosso também. É nosso anseio reconhecer a presença de Jesus Cristo e segui-lo (DAp 244). O segredo nosso é seguir Cristo. Acompanhá-Lo de perto, viver com Ele, identificar-se com Ele e não colocar obstáculos à graça, não tardar em afirmar que nos revestimos de Nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 13,14).

Aqueles gregos representam inúmeras pessoas que também hoje querem ver Jesus, necessitam dele, mas não conseguem chegar até ele. Os discípulos de hoje devem ajudar as pessoas a encontrar Jesus. Para tanto, é preciso ter um coração missionário, ser uma comunidade missionária; ir ao encontro dos que estão fora da comunidade ou dos que mais sofrem para compartilhar com eles a “alegria do Evangelho”. Entretanto, não basta “ver” Jesus. É preciso acolher a sua palavra que nos convida a ser também o “grão de trigo” que se consome em favor dos irmãos, para produzir muitos frutos. Quando nos tornamos o “grão de trigo”, glorificamos a Deus na vida.

Jesus Cristo lembra a todos: “quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim” (Jo 12,32), se vós Me puserdes no cume de todas as atividades da terra, cumprindo o dever de cada momento, sendo Meu testemunho naquilo que parece grande e naquilo que parece pequeno, tudo atrairei a Mim. Cada cristão seguindo Cristo há de ser uma bandeira hasteada, uma luz colocada no candeeiro: bem unido pela oração e mortificação à Cruz, em cada momento da vida, há de manifestar aos homens o amor salvador de Deus Pai.

Os gregos quiseram ver Jesus! Encontraram Filipe e André que os conduziram ao Mestre. Tendo-O encontrado e acreditado n´Ele, Filipe e André guiam outras pessoas para verem Jesus. É a vocação de todos os que queiram seguir a Cristo. Tendo visto Jesus, tendo feito a experiência de Deus em sua vida, tendo se transformado em semente lançada à terra, os cristãos são chamados a conduzirem outras pessoas a Jesus para O verem, para O seguirem, para viverem de Sua vida. Vendo Jesus nos cristãos, essas pessoas também crerão e terão vida em abundância.

No próximo domingo, estaremos iniciando a Semana Santa, com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Participe das principais celebrações da Semana Santa. Lembre-se de que estaremos realizando, em todo o Brasil, no Domingo de Ramos, a coleta da Campanha da Fraternidade: “Eu vim para servir”.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
Bispo de Guarabira (PB)

cnbb.org.br


Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio