SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



segunda-feira, março 16, 2015

Confessar-se

Leituras do Dia
1ª Leitura - Is 65,17-21
Salmo - Sl 29, 2.4. 5-6. 11.12a.13b (R.2a)
Evangelho - Jo 4,43-54


A Quaresma é tempo de confessar-se. A confissão é uma maravilhosa oportunidade para curar o coração, a alma e o mal cometido. O sacramento da confissão, também chamado de Penitência ou Reconciliação, precisa ser celebrado assiduamente. Somos todos pecadores e, se não reconhecemos os nossos pecados, não poderemos alcançar o perdão de Deus.

O nosso pedido de perdão não é um simples pedido de desculpas. É estar consciente do pecado praticado. Pois, Deus perdoa sempre, mas requer também nosso perdão. Não perdoar é fechar a porta do coração ao perdão de Deus. Essa porta deve estar sempre aberta para o perdão de Deus entrar e a fim de podermos perdoar os outros. 

O pecado é uma ofensa a Deus; somente Ele pode perdoá-lo! Jesus, que é Deus, tem o poder de perdoar os pecados: “O Filho do homem tem o poder de perdoar os pecados sobre a terra” (Mc 2,10). Este poder, ele concedeu à Igreja, para que o exerça em seu nome: “Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo por Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação” (2Cor 5,18); “Em verdade vos digo: tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu” (Mt 18,18).

Estes textos bíblicos são claros: o Cristo, único que pode perdoar os pecados, deu à sua Igreja o poder de perdoar os pecados em Seu nome. É importante compreender que o padre não é dono do sacramento da reconciliação, é servidor, ministro: ele somente pode perdoar em nome de Cristo e da Igreja. Então, não pode extrapolar o poder à autoridade que a Igreja lhe concedeu. Os confessores e penitentes estão sujeitos à lei do sigilo sacramental.

O pecado provoca sempre uma ferida não só em nós mesmos, mas também em todo o Corpo de Cristo, que é a Igreja. Assim, o perdão nos restitui a amizade de Deus, a sua graça em nós, dando-nos a verdadeira paz interior.

O Papa Francisco nos ensina, com simplicidade e clareza: “Alguém poderá dizer: ‘Eu me confesso diretamente a Deus’. Sim, tu podes dizer a Deus: ‘Perdoa-me’, e dizer a ele teus pecados. Mas nossos pecados são também contra os nossos irmãos, contra a Igreja, e por isso é necessário pedir o perdão à Igreja e aos irmãos, na pessoa do sacerdote. ‘Mas, padre, tenho vergonha! Também a vergonha é boa, é ‘saudável’ ter um pouco de vergonha.” (Audiência na Praça de São Pedro, 19/02/2014). Ele tem convocado a Igreja no mundo inteiro a dedicar 24 horas ininterruptas ao Senhor nos dias (sexta-feira e sábado) que antecedem o Domingo da Alegria, o IV Domingo da Quaresma. Então, todas as Dioceses, paróquias e comunidades de fiéis são chamadas para a oração e confissão nas "24 horas para o Senhor". Ele mesmo tem dado sinais da importância da Confissão para nossas vidas.

Na Diocese de Guarabira, na V Semana da Quaresma, de 23 a 27 de março de 2015, acontecem os mutirões de confissões por Regiões Pastorais. Os sacerdotes se reúnem, vez por vez, em cada paróquia, incluindo aí todas as suas comunidades, para que todos os sacerdotes dessa área atendam as confissões ao maior número de fiéis. Vamos nos dedicar, com grande empenho, no atendimento das confissões. Aproveitemos dos “mutirões de confissão” e confessemos os nossos pecados sem julgar ninguém. Lembre-se: “Quem sou eu para julgar”? Que o Senhor nos dê a graça de ver nossos pecados, reconhecê-los humildemente e confessá-los sinceramente, para celebrarmos verdadeiramente a Páscoa que se aproxima.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
Bispo de Guarabira (PB)

cnbb.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio