SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, setembro 14, 2012

Setembro - mês da Bíblia

1. Setembro é o mês da Bíblia. Qual a relação que existe entre Vocação e Palavra de Deus?
Dentro de cada um de nós existe uma preocupação: O que Deus quer de mim? O que Deus quer de nós? Qual a minha vocação?– Muita gente encontrou essa resposta na bíblia, ouvindo, lendo, meditando e vivendo essa Palavra.
A Bíblia é a história da vocação de um povo. É também o espelho da nossa caminhada, a história da nossa vocação.
Os personagens bíblicos são espelhos, nos quais reconhecemos algo de nós mesmos.


2. A Bíblia guarda a memória de muitos desses personagens, que são para nós modelos de vocação.
O primeiro deles é Abraão com sua esposa Sara. Fale-nos um pouco do despertar vocacional desses personagens

A história da vocação de Abraão e Sara nos é conservada no Livro do Gênesis – o primeiro da Bíblia. Nasceram e viveram em torno do ano 1800 a. C., onde seria hoje o atual Irã. A Bíblia resume assim o chamado de Abraão: O Senhor disse a Abraão: “Sai de tua terra, do meio de teus parentes, da casa de teu pai, e vai para a terra que eu vou te mostrar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei”. Abraão partiu como o Senhor lhe havia ordenado… Levou consigo sua mulher Sara rumo à Terra de Canaã e ali chegaram (Gn 12,1-5).

3. Quais foram as grandes dificuldades que eles encontraram na sua busca vocacional?
Partir para o desconhecido, sem saber aonde chegar. Com certeza, esse casal retrata a vida e a história de tantos migrantes em nosso país, que também partem para o desconhecido em busca de melhores condições de vida.

Promessa de serem pais de um povo, quando nem filhos tinham. Abraão já tinha 75 anos; Sara, sua esposa, era estéril e de idade avançada. Como, hoje, também naquele tempo, o filho é garantia do nome da família, da herança e da descendência.

Sacrificar o filho único! Quando nasce o tão esperado filho, Isaac, garantia do nome, da descendência e da herança, eles são convidados a sacrificá-lo, conforme ordem divina.

4. Qual a grande mensagem desse casal Abraão e Sara?
A fé e a obediência! Ter fé é a coragem de partir para o desconhecido sem saber aonde e quando chegar e acreditar; de saltar no escuro, e confiar.

A Bíblia ainda diz que “Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça; e ele foi chamado amigo de Deus” (Tg 2,23; Rm 4,3; Gn 15,6).

Cada um de nós se torna Abraão e Sara quando é capaz de oferecer a Deus e aos irmãos o melhor de si, o que mais amamos. Este é o sentido do Sacrifício de Isaac.

Esses dois personagens se tornaram modelos não só para o povo israelita, mas o são para o cristão de hoje.

franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio