SEJAM BEM-VINDOS!
Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.
quarta-feira, setembro 12, 2012
Ordenação Episcopal de Dom Frei José Ruy, OFMCap.
Por Ian Farias
"Vigário do "grande Pastor das ovelhas" (Heb 13, 20), o Bispo deve manifestar com a sua vida e com o seu ministério episcopal a paternidade de Deus, a bondade, a solicitude, a misericórdia, a doçura e a autoridade de Cristo, o qual veio para dar a vida e para fazer de todos os homens uma só família, reconciliada no amor do Pai, e a perene vitalidade do Espírito Santo que anima a Igreja e a apoia na sua debilidade humana. Esta índole trinitária do ser e do agir do Bispo tem a sua raiz na própria vida de Cristo que é toda ela trinitária. Cristo é o Filho eterno e unigénito do Pai desde sempre no seu seio (Jo 1, 18) e o ungido do Espírito Santo, enviado ao mundo." (Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos, Apostolorum Successoris, 1).
Assim deve ser constituído o Presbítero eleito pela Santa Mãe Igreja para o encargo de Epíscopo, missão que deve desempenhar com solicitude pastoral e com um coração paternal.
A Igreja de Deus que está na Diocese de Jequié/BA se alegra com o seu Senhor pela Ordenação Episcopal do seu segundo Bispo Dom Frei José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap, ocorrida no dia 7 de setembro na Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A sagração foi feita por outro Bispo Capuchinho: Dom Frei Magnus Henrique Lopes, primeiro bispo da Diocese de Salgueiro, Pernambuco, o qual anunciamos AQUI a sua nomeação.
Nomeado em 4 de julho deste ano como novo Bispo diocesano, Dom Frei Ruy sucede a Dom Cristiano Jacob Krapf, que após 33 anos de bispado como primeiro Bispo Diocesano apresentou sua renúncia ao Santo Padre por limite de idade. A ele que consagrou a sua vida a serviço do Reino de Deus deixando a sua terra Bernhardzell, na Suíça, e dedicando-se a evangelização em terras brasileiras, o nosso sincero agradecimento por ter feito da sua vida sinal do amor do Cristo Ressuscitado.
O coração desta Igreja particular se prepara, com grande alegria, para receber o seu pastor no dia 13 de outubro, data em que será oficialmente empossado como Bispo Diocesano.
Procuremos conhecer um pouco mais do recém-ordenado.
Nasceu em 6 de agosto de 1967, em Feira de Santana/BA, dia propício em que celebramos a Festa da Transfiguração do Senhor, sinal da luz de Cristo que Dom Ruy seria no mundo e o será para o seu povo. Em 10 de janeiro de 1988 professou seus votos religiosos da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, assumindo para si o exemplo de humildade e a profunda espiritualidade do Pai Seráfico. Foi ordenado Presbítero no dia 5 de dezembro de 1993, também em Feira de Santana. Estudou Filosofia e Teologia pela Universidade Católica de Salvador (UCSal) e cursou pós-graduação em Teologia Moral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na Arquidiocese de São Paulo.
Foi pároco em Valéria e capelão no Leprosário de Águas Claras, em Salvador. Foi formador de noviços, tesoureiro, conselheiro provincial, ministro provincial, vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e membro da Equipe Internacional para a formação inicial da Ordem. Ao ser nomeado era diretor da Faculdade Santo Antônio, pároco e professor de Teologia Moral na Arquidiocese de Feira de Santana.
Ao Senhor nosso Deus, por intercessão de São Francisco e também de Santo Antônio, Padroeiro da Diocese para a qual foi eleito, peçamos que a vida e o ministério de Dom Frei José Ruy seja sinal da graça divina e da unidade desta Igreja particular com a Santa Igreja, recobrando a devota obediência ao Sucessor de São Pedro, pela qual tanto presa o novo Bispo.
reflexoesfranciscanas.com.br