SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quarta-feira, setembro 05, 2012

Eleição do Ministro Geral Capuchinho e Definitório Geral



[OFMCap.] O 84º Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos elegeu seu Ministro Geral na pessoa de frei Mauro Jöhri. Foi um dia de festa com o almoço comemorativo e uma tarde livre, no dia 27 de Agosto.

O dia iniciou-se com a solene celebração Eucarística. Às 9 h os frades voltaram à igreja para um momento de oração antes da eleição do Ministro Geral, com invocações e cantos ao Espírito Santo. Da igreja os capitulares passaram à Aula magna junto com todos os frades presentes, que se uniram aos capitulares nas invocações. Havia um clima de grande emoção e de expectativa. A Aula foi recomposta, o Secretário, ordenou o “extra omnes” e ficaram na Sala só os frades capitulares, o Secretário do Capítulo e os frades atuários. 

Em silêncio absoluto foi feita a chamada dos capitulares, após a qual, fixou-se a maioria exigida para a validade da eleição e explicam-se algumas formalidades, antes de iniciar a votação. Os escrutinadores se distribuem na Aula para entregar as cédulas e recolhê-las após a o tempo necessário para o voto, fazer a contagem e a apuração. Fora da Sala, no átrio entrevê-se os vultos dos frades que esperam com ânsia. 

Na Sala havia um grande silêncio de expectativa e todos tentaram ler na reação dos escrutinadores se houve ou não eleição… Finalmente após ansiosa espera, ainda no silêncio mais absoluto, o Secretário frei Hugo Mejía declara: Houve eleição! O Secretário leu o resultado da votação: frei Mauro Jöhri 147 votos, alguns se apressam em bater palmas, mas todos ficam na expectativa da palavra do eleito. Os outros frades iluminam-se. Um prolongado e forte salva de palmas segue ao “sim!” de aceitação de frei Mauro Jöhri. 

À mesa da presidência do Capítulo alternam-se os escrutinadores para assinar o documento oficial da eleição. As portas da Sala Capitular abriram-se e entram todos os outros frades se uniram aos capitulares na alegria das congratulações. Após o primeiro momento de alegria, o Secretário proclamou para todos o ato da eleição canônica, e convidou os frades a irem apresentar as congratulações a frei Mauro Jöhri com um abraço de paz. 

Eleição do Vigário Geral

[No dia 31 de Agosto,] após o extra omnes, foi iniciada a votação para a eleição do Vigário Geral. Os frades capitulares agora são 171 com a agregação de dois frades eleitos Definidores Gerais, “extra gremio Capituli”. Os escrutinadores, quatro vezes distribuíram e recolheram as cédulas de votação. Na 4ª votação foi eleito frei Štefan Kožuh (Prov. da Eslovênia). Um longo aplauso, o abraço do Ministro Geral e depois dos Capitulares, manifestando a estima e o afeto de todos.




Eleição do Definitório Geral


[No dia 30 de Agosto,] a sessão eleitoral iniciou-se às 9 h. Após a invocação ao Espírito Santo e a oração feita pelo Ministro Geral, foi dado o extra omnes. Ficaram na sala os 169 capitulares, os oficiais do serviço eleitoral, o Secretário e Vice-Secretários do Capítulo, os atuários, os intérpretes e os técnicos. Com grande disciplina e disponibilidade os irmãos capitulares fizeram a eleição dos Definidores Gerais por ordem de sorteio. O Ministro Geral extraia de uma cesta, vez por vez o Grupo em que se devia votar. Eis o elenco dos frades eleitos segundo a ordem de votação:

1. NAPCC Fr. Mark Schenk,
Definidor Geral Prov. Central dos EUA
2. CENOC-ASMEN Fr. Pio Murat,

Ministro Provincial Prov. da França


3. PACC Fr. Cesar Acuin,
Ministro Provincial Prov. da Filipinas


4. CCB Fr. Sérgio Dal Moro,
Prov. Rio grande do Sul


5. CECOC Fr. Štefan Kožuh,
Ministro Provincial Prov. da Eslovênia


6. CIMPCap Fr. Raffaele Della Torre,
Ministro Provincial Prov. da Lombardia


7. CCMS Fr. Michael Fernandes,
Ministro Provincial Prov. de Maharashtra


8. CCA-CIC-CONCAM Fr. Hugo Mejía Morales,
Secretário do Capítulo Prov. do Peru


9. EACC-CONCAO Fr. Jean-Bertin Nadonye,
Ministro Vice-Provincial V-Prov.Geral do Congo




A cada um dos eleitos o Ministro Geral pediu o: “Eu aceito!” Nas várias línguas e com expressões diferentes, cada um comprometeu-se em pôr-se a serviço de todos os irmãos da Ordem. A sessão encerrou-se com um forte e prolongado aplauso de obrigado, dos frades presentes, aos Definidores, da parte de todos os frades capuchinhos do mundoT

reflexoesfranciscanas.com.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio