O autor da logomarca e vencedor do Concurso Cultural Franciscanos na JMJ203 foi Frei Leandro Costa, de 22 anos Ele é um jovem frade da Ordem dos Frades Menores. Atualmente mora em Campo Largo, PR, e cursa o 3º ano de Filosofia em Curitiba. Para alcançar o primeiro lugar, o trabalho de Leandro concorreu com outras 32 produções, vindas de diferentes partes do Brasil e até do exterior (Chile e Espanha). As logomarcas foram escolhidas em duas etapas: na primeira, realizada no dia 27 de agosto, no Rio de Janeiro, durante a reunião da equipe de preparação da presença franciscana na JMJ2013, foram classificadas as cinco mais votadas. A segunda etapa ocorreu em São Paulo, no dia 30 de agosto, e foi realizada por uma comissão constituída especialmente para a escolha.
Frei Leandro diz que gosta de criar desenhos, mas não se considera um profissional: “Criando e combinando traços, tento traduzir um pouco da criatividade que há em minha mente, nos dedos e no coração. Ou seja, ocupo-me com a tarefa de despertar a criatividade que às vezes dorme lá no fundo de todo o humano”, explica. Segundo ele, a ideia para a produção da logomarca vencedora surgiu em etapas e lhe exigiu considerável tempo de dedicação: “Para chegar a este resultado, ao desenho que a comissão precisava, ocupei muitas horas pensando numa arte que fosse de fato aquilo que se encaixasse nos critérios do concurso da logo. Desde o dia que foi lançado o concurso até praticamente o último dia da data estipulada para o envio, ainda apagava e criava desenhos”, conta.
Ainda comemorando a conquista, Frei Leandro declara que espera contribuir com seu trabalho para despertar o compromisso da juventude com o Reino de Deus: “Oxalá esta logo escolhida contribua para a grande JMJ. Que todos os que voltarem seus olhos à imagem de Francisco de Assis, que apresento com simples traços formando o Pão de Açúcar, reconheçam neste santo uma grande inspiração jovem. Que a grandeza da Paz e do Bem, representada na pomba, seja a mística do jovem no mundo de hoje. Como prêmio, Frei Leandro receberá um Smatphone e também uma camiseta comemorativa da presença Franciscana na JMJ com a logomarca de sua autoria estampada.
SEGUNDO PRÊMIO FOI PARA RORAIMA
A segunda colocação ficou com o administrador de empresas Francelio Parente Hardi, de Boa Vista, RR. Como premiação, ele vai receber um kit franciscano com imagens de São Francisco e Santa Clara, além de obras literárias de cunho franciscano e cultural. Em nome 6da comissão organizadora do concurso, Frei Diego Melo parabeniza os dois vencedores e agradece a todos os participantes que enviaram suas obras e contribuíram decisivamente para o sucesso do concurso.
NOSSA LOGOMARCA
EXPLICAÇÃO DA LOGO
O traçado na cor marrom representa o Pão de Açúcar, ponto turístico conhecido mundialmente, e faz alusão à cidade do Rio de Janeiro, sede da JMJ. Junto à forma do Pão de Açúcar, um traçado oval, também na cor marrom, forma a silhueta de São Francisco, o inspirador do movimento franciscano. A imagem de São Francisco se completa com o sol representado logo acima de sua cabeça, simbolizando a sincera santidade e a afinidade de Francisco com as criaturas de Deus. A cruz, em amarelo, remete à JMJ. A pomba, na cor azul, como se estivesse saindo da mão de Francisco, simboliza a missão de todos os que anunciam o Evangelho, como anunciadores da “Paz e do Bem”.
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA E FRANCISCANA
O envio apostólico “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), que inspira a Jornada Mundial da Juventude, só é se concretiza a partir de uma real experiência de Deus. Desejoso em seguir o Mestre, o discípulo deve “embriagar-se de amor divino para depois levar ao mundo esse grande vinho da alegria”. E não há dúvida de que, entre tantos santos e santas, Francisco de Assis aponta um caminho inspirador para a experiência concreta do encontro com o Senhor. Francisco sente-se enviado e também envia seus irmãos como mensageiros da paz.
No seu Testamento, chega a dizer: “Como saudação, revelou-me o Senhor que disséssemos: ‘O Senhor te dê a paz’” (Test 23). É saudação missão. “Enviou dois a dois com a incumbência de anunciarem a paz: ‘Ide, queridos irmãos, ide dois a dois ao mundo e anunciai ao homem a paz’” (1Cel 29). Essa saudação, mais adiante, foi condensada na forma “Paz e Bem”, tão difundida até os dias de hoje. O ideal franciscano não é patrimônio exclusivo dos seguidores diretos do Santo de Assis, mas diz respeito a todos que reconhecem em São Francisco uma inspiração para vida do discípulo de Cristo. O discípulo missionário que toma para si como inspiração o carisma franciscano compromete-se existencialmente a encarnar, a tornar viva e eficaz a Paz de Cristo anunciada e vivida por Francisco.
USO DA LOGOMARCA
A logomarca Franciscanos na JMJ é de uso livre e irrestrito. Pode ser reproduzida em quaisquer meios de comunicação e divulgada em todas as mídias. Podem ser ainda produzidos materiais promocionais e de divulgação, como camisas, bonés, chaveiros etc. A única exigência é que seja respeitado o projeto original.
LEIA TAMBÉM:
Foi lançada a página oficial dos Franciscanos na Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro, Brasil.
Toda a Família Franciscana se fará presente a este grande momento!
Acesse e saiba mais sobre como participar:
http://jmjfranciscanos.com
franciscanos.org.br
reflexoesfranciscanas.com.r