SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sábado, abril 06, 2013

REPORTAGEM DE MARCOS - LITURGIA DO DIA

Atos 4, 13-21; Marcos 16, 9-15
Havia uma novidade no ar. Os apóstolos não eram os mesmos: timoratos, fracos e indecisos. As autoridades locais não estavam apreciando esse tipo de pregação. Não desejavam que esses discursos a respeito da ressurreição e da pessoa de Jesus se difundissem. Chamaram Pedro e os apóstolos e ordenaram que interrompessem esse tipo de “doutrinamento”. Os Atos transcrevem a resposta de Pedro e João com palavras que, hoje, temos vontade de repetir quando somos interpelados a calar nossa fé: “Julgai vós mesmos se é justo, diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! Quanto a nós, não podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”. Hoje, cremos na Ressurreição, no crédito que damos às testemunhas da ressurreição.

Em poucas linhas, Marcos o evangelista, faz como que uma reportagem das “aparições” do Senhor, um certo relatório visando preparar o coração dos ouvintes para a adesão da fé.

● Na madrugada do primeiro dia após o sábado, portanto no domingo, apareceu por primeiro a Maria Madalena. Marcos lembra que se trata daquela mulher da qual ele havia expulso sete demônios. Um detalhe importante: ela foi a primeira a anunciar a boa nova da ressurreição. Não foram os apóstolos e autoridades que tiveram esse privilégio, mas uma mulher que, grata a Jesus, devotava-lhe fervoroso amor.

● Os discípulos estavam tristes. Viviam atmosfera de luto e choravam. De imediato não acreditaram. “Não quiseram acreditar”.

● Segue outro elemento. Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. Tudo leva a crer que se tratavam dos dois discípulos de Emaús. Jesus caminha em eles com uma aparência diferente. Estes, depois de reconhecerem o Senhor, também passaram a ser anunciadores da Boa Nova. Marcos faz a observação de que os ouvintes não deram crédito ao que estavam anunciando.

● Estamos sempre diante da dificuldade de fé no Ressuscitado. A fé no Ressuscitado nasce do anúncio de pessoas que o viram. Nem todos acreditam nesses aos quais, de maneira particular, o Ressuscitado se dignou aparecer. Marcos descreve ainda uma aparição de Jesus durante uma refeição. Espaço de intimidade? Eucaristia? Jesus repreende a falta de fé dos discípulos. Fala novamente do tema da dureza do coração. Eles não acreditaram “naqueles que tinham visto o Ressuscitado”.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio