SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



segunda-feira, setembro 16, 2013

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA OS CAMINHOS DE QUEM SE FAZ DISCÍPULO E MISSIONÁRIO NO SEGUIMENTO DE JESUS

Vermelho. 2ª-feira da 24ª Semana Tempo Comum 
S. Cornélio Pp, e S. Cipriano B Mts, memória

Leituras

1ª Leitura - 1Tm 2,1-8
Salmo - Sl 27 (28),2. 7. 8-9 (R. 6)
Evangelho - Lc 7,1-10


Setembro, “mês da Bíblia”, temos como tema para este ano: Discípulos missionários a partir do Evangelho de Lucas. Lema: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido” (Lc 15).

A Palavra de Deus como fonte da Sabedoria divina, ilumina os caminhos de quem se faz discípulo e missionário no seguimento de Jesus.

O encontro com Jesus Cristo nos leva à conversão, a sermos discípulos, a viver em comunidade e ao compromisso com a realização eficaz do Reino de Deus. A conversão pedida por Jesus é ‘convertei-vos e crede no evangelho’ (cf Mt 4,17). Não é apenas uma mudança moral ou de algumas práticas religiosas, mas é uma ‘mudança de mentalidade’, uma ‘vida nova’, reorientação de critérios, valores, decisões e compromissos de vida. As pessoas que acolhem a ‘boa nova’ do Reino, seguem Jesus, estão com ele, e vêem seus atos, ouvem seus ensinamentos e com a vinda do Espírito Santo, começam a viver unidos num só coração e numa só alma, como filhos de Deus e irmãos (cf At 2,42-46).

Alguns elementos necessários para se ingressar no discipulado. O primeiro desses elementos é a humildade. Quem cultiva a humildade, atrai o olhar divino e é acolhido pelo outro, porque a humildade não dá o primado a si mesmo, mas ao outro; o outro que é Deus e que é outra pessoa. O cultivo da humildade em nossas vidas é a chave que abre a porta de nossos corações e de nossas inteligências para sermos iluminados pela sabedoria divina.

Mas, como compreender a Sabedoria divina? O que é a Sabedoria divina? São duas questões pertinentes para compreender do que estamos falando. A teologia e a doutrina bíblica descrevem a sabedoria divina como a atividade iluminadora da vida humana, pela presença do Espírito de Deus em nossas vidas. Podemos pensar com o espírito do mundo ou podemos pensar e conduzir nossas vidas com o Espírito de Deus, que recebemos no Batismo. Sábio é aquele que se deixa conduzir pelo Espírito Santo, nos caminhos de Deus. O melhor modo para se deixar conduzir pelo Espírito Santo, para se ter a Sabedoria divina em nossas vidas, é através do discipulado.

A Sabedoria divina não consiste na compreensão da Bíblia, mas consiste em entrar no caminho de Deus. E isso acontece de modo excelente através do discipulado. Quando nos tornamos discípulos e discípulas de Jesus, elegemos Jesus como Mestre de nossas vidas e começamos a caminhar nos caminhos de Deus, conduzidos pelo próprio Jesus. O discipulado ( 2º elemento) é o melhor modo para iluminar a vida, para iluminar o coração e a inteligência com a luz da Sabedoria divina. Mas, Jesus coloca uma advertência, para que isso não seja feito de qualquer jeito. Para se tornar discípulo e discípula de Jesus faz-se necessário um novo alicerce onde se construirá sua própria vida; é o alicerce do Evangelho. Quem se tornar discípulo e discípula de Jesus precisa também preparar-se para a batalha de lutar contracorrente e viver em paz consigo mesmo.

Igreja não pode ser movida pelo entusiasmo das multidões, mas pela Sabedoria do Espírito Santo. Quando a gente está no meio da multidão, gritamos, choramos, torcemos... somos movidos pela emoção. Este não é o melhor momento para se fazer opção pelo seguimento de Jesus. O melhor momento é aquele que refletimos, se podemos construir uma nova vida sobre o fundamento do Evangelho. O melhor momento é aquele quando prudentemente nos deparamos com a batalha contracorrente do modo de pensar da cultura de nossos dias e nos preparamos para essa luta. É importante considerar isso, diz Jesus, porque o discípulo não é aquele que caminha com Jesus, mas atrás dele, no seguimento: “quem não carrega a sua Cruz (sua vida) e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.” Jesus não quer uma Igreja de multidões, de shows, de festivais, de grandes concentrações; quer uma Igreja de discípulos(3º elemento:sair do meio da muldidão). Só posso ser discípulo e discípula de Jesus à medida que a iluminação da Sabedoria divina orientar minha vida, e isso exige renunciar à lógica do pensamento do mundo, fundamentada no ter e no poder, ao passo que a lógica do pensamento divino se fundamenta na partilha e no serviço. Levemos a sério o compromisso de seremos realmente discípulos e discípulas de Jesus, vivendo de acordo com os valores do Evangelho.

Frei William O. Almeida, OFMCap.

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio