SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, agosto 17, 2014

Festa da Assunção de Nossa Senhora


“Alegremo-nos todos, Maria foi levada ao céus!”.

1.Acolhida.
A devoção e o culto a Nossa Senhora Aparecida é marca do Povo brasileiro, aliás, devoção elogiada pelo próprio Papa Francisco. Parece que, pelos caminhos de Maria chega-se mais facilmente a Jesus, o único Caminho, a única Verdade e a única verdadeira Vida.

A festa da Assunção de Maria é recente no Calendário litúrgico da Igreja, mas é devoção cristã antiga, desde o começo da História da Igreja. Maria sempre foi obediente a Deus; por isso, acolheu o pedido de seu Filho Jesus, na hora de sua morte: “Mulher, eis aí o seu filho!” (Jo 19,26). Ela nos acolhe amorosamente como filhos seus!

E na pessoa do Apóstolo João estávamos presentes junto à Cruz de Jesus e dele recebemos a ordem de acolher Maria em nossa casa! (Jo 19, 27. A devoção a Maria não é apenas um sentimento humano e uma devoção brasileira: a “Devoção a Maria” é obediência a Cristo!

2.Palavra de Deus.
Ap 11,19;12,1.3-6.10 – A mulher do Apocalipse refere-se à Virgem Maria (Mãe de Jesus) e à Igreja, que gera os cristãos, discípulos de Jesus. O dragão, símbolo do mal e do Império Romano, perseguidor dos cristãos, tem poder, mas não é um poder absoluto. Ele não consegue terminar com a Igreja e muito menos com o “Filho da Mulher” , Jesus!
1Co 15,20-27 – Jesus Cristo ressuscitou por primeiro, mas seus discípulos haverão de segui-lo. A Virgem Maria, Mãe de Jesus, é privilegiada, tem sua ressurreição antecipada, abre a procissão dos redimidos, que entram na glória eterna! É privilégio da mãe e poder do Filho que, ressuscita e glorifica sua própria Mãe, a Virgem Maria.
Lc 1,39-56 – A Virgem Maria é missionária desde o início de sua caminhada: levou Jesus (ainda em seu seio) para santificar o Precursor, João Batista, igualmente, no seio da velha Izabel, que exclama: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre!”

3.Reflexão.
• Celebramos a glorificação de Maria, a primeira ressuscitada pelo poder de Jesus! Ele, Jesus, é o primeiro a ressuscitar; mas há uma ordem neste processo: “Primeiro, Cristo, depois aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião de sua vinda!” (1Co 15,23). a Mãe de Jesus tem a ressurreição antecipada, exatamente, por ser “a Mãe do meu Senhor!”.
• Os cristãos, perseguidos pelo Império Romano, precisavam desta revelação – “A Mulher vestida de sol” (...) que dá à luz um Filho que irá reger todas as nações (...) e que o dragão não conseguirá jamais devorá-lo!” O império do mal é poderoso, mas não o suficiente para devorar a Igreja de Jesus! Esta verdade valia para os cristãos do final do I Século, mas, vale, igualmente, para os cristãos de todos os tempos! Vale, também, para nós! O mal é poderoso, mas sua destruição já foi decretada pela ressurreição de Jesus, Senhor da vida e da morte – Jesus ontem, hoje e sempre!

• Maria, a Mulher vestida de sol! Caminha na terra como aquela que acreditou; por isso, Ela será bendita e glorificada por todas as gerações! O segredo de Maria está na sua humildade e na sua fé: Esvaziou-se de qualquer pretensão e Deus a encheu de graça (vestida de sol) e a tornou poderosa ( a lua e a coroa de 12 estrelas). São símbolos significativos e ilustrativos! Ela brilha no céu como Rainha!

• Isabel, velha estéril,mas, repleta do Espírito Santo, profetiza exaltando a glória da humilde mulher que acreditou na Palavra de Deus; por isso,”Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada, pois, o todo poderoso fez grandes coisas por mim!” (Lc 1,48). Quem não venera Maria, não é obediente a Cristo!

capuchinhosrs.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio